x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 12

acessos 15.263

Obrigações do Empresário Individual

Samira Lisandra da Silva Pinto

Samira Lisandra da Silva Pinto

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 19:27

Tenho um cliente é que empresário individual, e como nunca tive um cliente desse, não sei ao certo quais são as obrigações. Sei que o DAS e pelo faturamento, DANS é anual, Tem recolhimento do INSS ou está embutido no DAS, a atividade é serviço de funilaria e comércio dos materiais para execução do serviço. Se não estiver incluso no DAS, o recolhimento é feito pela GPS? Qual o código que vou utilizar?

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 20:36

Boa noite Samira.

Exatamente tem a declaração anual do simples, e o DAS que vence todo o dia 20 do mes subsequente as receitas auferidas no mes.

Tem a RAIS.

E se tiver funcionarios tem,: SEFIP/FGTS e a GPS (INSS) .

Se admitri ou demitir, tem que transmitir a CAGED.

Que me lembro são estes....

Espero ter ajudado.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2013 | 11:46

Se ele optar pelo pro labore sim, como a empresa é do simples, o inss é de 11% sore as retiradas de pro labore dos socios e vence tambem no dia vinte de cada mes.

E consulte se a pessoa que é socia da empresa já trabalhou registrado ou algo semelhante, pois se não terá que cadastra-la no INSS mas isso é muito simples e é feito o cadastro online.

Espero ter ajudado e muito obrigado.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 13:04

Normalmente eu escrituro os livros de entras e saidas, e o livro de registros...

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 15:01

Todos são necessarios para uma enventual fiscalização por isso é importante ter os mesmo em dia.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.