x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 724

IRPF sem origem oficial dos rendimentos

Bruno Silveira

Bruno Silveira

Iniciante DIVISÃO 1, Programador(a)
há 11 anos Sábado | 2 fevereiro 2013 | 17:17

Caros, tenho menos que 24 anos e meu pai me declara como seu dependente no IR, acontece que há um ano trabalho em um empresa sem ter carteira assinada, teoricamente eu deveria ter uma empresa e emitir notas fiscais para ela, mas na prática as notas são emitidas por um colega que já tem uma empresa aberta. A questão é que o meu salário líquido mensal gira em torno de R$3.000,00, isso é o que é depositado na minha conta corrente, além disso durante o ano de 2012 fiz algumas movimentações na Bovespa e obtive lucro de aproximadamente R$300,00.

Dada esta situação, tenho as seguintes dúvidas:
1. Como fica o IR, ainda posso entrar como dependente do meu pai?
2. Caso não possa, como vou declara o dinheiro que recebi o ano inteiro?

Obrigado,
Bruno

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Sábado | 2 fevereiro 2013 | 17:27

1. Você não deve mais ser dependente do seu pai, pois se tem renda isso poderá ser identificado pela RFB e seu pai poderá cair na malha fina e ter problemas.
2. Se a sua movimentação, ou seja, depósitos, somam um valor superior ao limite de isenção, você está obrigado a fazer a declaração e informar pelo menos os valores depositados.
3. Os bancos informam os rendimentos dos cliente na DIRF e além disso informam as movimentações de PF e PJ acima de um determinado valor.
4. Pode declarar os valores recebidos de PF, como autônomo mesmo e recolher o imposto devido.
Essa é a melhor opção.

APARECIDA MOTA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.