x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1.230

acessos 276.987

Parcelamento Simples Nacional - Novas Regras

Claudinei Jung

Claudinei Jung

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 18 abril 2013 | 09:09

Caro Roberto

Como o próprio nome diz a parcela "mínima" é de 300,00, então não vejo problemas de se pagar uma valor maior, pois o montante pago será deduzido da dívida total da empresa no momento da consolidação. Basta tentar se o programa do Simples gera uma parcela maior.

Abraços.

CLAUDINEI JUNG
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓS GRADUADO EM AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL
045 - 99131 8590
Roberto Benato

Roberto Benato

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 09:28

Prezado Claudinei

Essa é a minha verdadeira dúvida. Com certeza irá abater da divida total. O problema é como gerar esse pagamento maior, pois só temos ali a opção de parcela minima ou DAS de divida ativa, o que não é o caso por estes debitos estarem com exigibilidade suspensa...

De qualquer maneira obrigado pela atenção e fico no agurado se alguém já conseguiu gerar alguma de valor maior.

Att,

Amauricio Vargas

Amauricio Vargas

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 22 abril 2013 | 17:23

Boa Tarde!
Teve 2 clientes aqui q não pagaram a entrada, consultei aqui e ele da opção de tirar a guia seguinte, que seria segunda, será que ele perdeu mesmo o parcelamento, vcs aconselham a pagar a guia? ou melhor não?

Amauricio F Vargas
Gerente Recursos Humanos
Claudinei Jung

Claudinei Jung

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 9 maio 2013 | 14:53

Bom dia

Eu tive um cliente que atrasou alguns dias a parcela.

Se recalcular a parcela do mês verá que o valor continuará de R$ 300,00, mas o valor do principal pago diminuirá, portanto vc estará pagando mais juros e mantendo a parcela de R$ 300,00 no total. Portanto ela será atualizada. a Data de Vencimento será calculada para o último dia útil do mês atual, mas o período de apuração do DAS continuará com o mês de referencia da parcela.

O parcelamento continuou válido.

CLAUDINEI JUNG
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓS GRADUADO EM AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL
045 - 99131 8590
Jacqueline

Jacqueline

Iniciante DIVISÃO 3, Biólogo(a)
há 11 anos Terça-Feira | 14 maio 2013 | 17:33

Prezados,

Alguém conseguiu emitir a DAS, pois estou com pendencia no ano base de 2012 e foi aprovado o parcelamento e não consigo a emissão para efetuar o pagamento.

O que fazer?

Felipe Pagni

Felipe Pagni

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 5 junho 2013 | 16:19

Boa tarde Jacqueline, voce pode acessar via e-CAC ou código de acesso e ir das parcela minima.

Tenho uma dúvida, fiz o pedido de parcelamento no mes de maio 2013, mas até agora não consigo tirar o DAS, alguém sabe me dizer como eu sei se aprovou ou nao?

TIAGO

Tiago

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 5 junho 2013 | 16:30

Boa Tarde,

Alguem sabe se já está liberado ou quando estara liberado o parcelamento do Simples, ainda tenho que ficar emitindo o DAS parcela minima mensalmente?

Grato.

Luciana Scheren

Luciana Scheren

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 6 junho 2013 | 09:12

Bom dia Manoel, e bom dia também aos demais colegas.

Pois bem, também tenho essa dúvida. Se continuamos a emitir ainda a parcela minima, porque até o presente momento não saiu nada sobre a consolidação dos débitos, então a orientação seria continuar a gerar a parcela minima.

E tenho ainda alguns clientes, que não pagaram nenhuma parcela, ou seja, já são 3 meses consecutivos sem pagar, mesmo sem terem pago o termo de adesão, continuei a emitir a guia no valor minimo, e orientando o cliente a pagar, pois mesmo se o parcelamento fosse considerado sem efeito, poderia ir abatendo os valores pagos do débito da empresa, mas agora com 3 parcelas vencidas e conforme o site do Simples Nacional:
O parcelamento será rescindido quando houver:

->a falta de pagamento de três parcelas, consecutivas ou não; ou
->a existência de saldo devedor, após a data de vencimento da última parcela do parcelamento.

E ainda, para os clientes com um débito de valor "baixo", como por exemplo, no valor total de R$ 700,00, e já pagaram 3 parcelas no valor minimo de R$ 300,00. Continuo emitindo as guias, ou espero um parecer da Receita Federal, quanto ao parcelamento?

Desde já agradeço.
Atenciosamente,

Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 6 junho 2013 | 09:16

Luciana você pode procurar a Receita Federal, quando já foram quitados os débitos, nesse seu exemplo aí de 700,00 em débitos, já foram pagos 900,00, então a Receita irá sanear os débitos e consolidar o parcelamento.

Skype termy.ferreira
Claudinei Jung

Claudinei Jung

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 6 junho 2013 | 10:26

Bom dia

O pagamento mínimo do DAS mensal de R$ 300,00, é requisito básico para continuar válido o parcelamento do Simples Nacional. Caso o cliente não esteja pagando, não vai conseguir emitir a CND e será excluído do parcelamento.

A consolidação ainda não saiu mesmo e precisa sim, continuar a pagar a parcela mínima todos os meses até a consolidação.

Os valores pagos serão deduzidos do montante devido e a diferença será dividida nas parcelas restantes a opção que o cliente fizer.

Exemplo:
Se ele fizer a opção de 60 parcelas, na hora da consolidação, serão contadas as já pagas 20, por exemplo e o restante da dívida será dividida em mais 40 parcelas, perfazendo um total de 60 que ele escolheu.

Espero ter ajudado.

CLAUDINEI JUNG
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓS GRADUADO EM AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL
045 - 99131 8590
Amauricio Vargas

Amauricio Vargas

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 26 junho 2013 | 10:21

Bom dia a todos
alguém ja viu essa mensagem a baixo quando vou emitir a parcela 06/2013

"Atenção
AL00002-Não foram encontrados débitos relacionado a essa empresa."

Amauricio F Vargas
Gerente Recursos Humanos
Luciana Scheren

Luciana Scheren

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 26 junho 2013 | 18:24

Emiti as guias desde mês (06/2013), e nenhuma apareceu esse erro.
Mas essa empresa tem alguma particularidade? Tipo, pouco débito, ou não vem pagando as guias dos meses anteriores em dia?

Caso consiga resolver o problema, compartilhe.

Atenciosamente,

Renata Soares

Renata Soares

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 11 anos Terça-Feira | 2 julho 2013 | 10:10

Bom dia

Gostaria de saber se o link "Emissão de DAS da Dívida Atva da União" tem algo a ver com o parcelamento, se não, tenho que continuar fazendo a parcela mínima?

Grata desde já.

Douglas de Macedo

Douglas de Macedo

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 2 julho 2013 | 11:57

Bom dia! Efetuei o parcelamento dia 01/07/2013, referente aos débitos de 2012. É necessário recolher todas as parcelas retroativas que aparecem no sistema (de Março a Junho) para que o parcelamento tenha efeito?

A Receita me respondeu no mesmo dia, incrível! Além da dúvida acima acontecia a mesma coisa que relatou o @Felipe Pagni. Segue a resposta:

Prezado(a) Senhor(a),

Agradecemos a sua mensagem.

Até a divulgação da consolidação do parcelamento de débitos do Simples Nacional, quem solicitou o parcelamento até o dia 28 de fevereiro de 2013 deverá pagar parcela mínima mensal a partir de março/13. Já os contribuintes que solicitaram o parcelamento após o dia 28 de fevereiro de 2013 deverão iniciar o pagamento da parcela mínima mensal no próprio mês da solicitação do parcelamento.

Se for débito de 2012 e 2013 ainda não estão em cobrança, não será possível emitir o DAS da parcela mínima, neste caso, o contribuinte deverá todo mês tentar emitir a referida parcela.

Atenciosamente,
Serviço de Fale Conosco
Secretaria da Receita Federal do Brasil

Claudinei Jung

Claudinei Jung

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 4 julho 2013 | 08:29

Márcio

Somente no próximo ano calendário, fique atento a partir de novembro ou dezembro desse ano poderá fazer a solicitação e acompanhar o deferimento pela página da Receita.

Mas esse ano já era, amigo, Depois de excluído, só em caso de erro da Própria Receita eles voltam atrás.

Abraços.

CLAUDINEI JUNG
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓS GRADUADO EM AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL
045 - 99131 8590
Belton

Belton

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 15 agosto 2013 | 12:00

Fred Maxlima

1° Clique em Calculo e Declarações

2° Emissão de DAS Parcela Mínima
Serviços Disponíveis


LUCIANA MACHADO DA SILVA

Luciana Machado da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 10:46

Bom dia caros colegas!

Não sei se já observaram, mas as guias do parcelamento quitadas, já estão sendo abatidas na dívida parcelada. Com isso não sei se haverá consolidação. Fiz um teste aqui e notei que determinada empresa que devia por exemplo 4 meses, agora só deve 2 meses.
Façam essa verificação.

TIAGO

Tiago

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 11:08

Luciana Machado da Silva haverá Consolidação sim, porém, está demorando muito, pois não faria sentido permanecer o parcelamento dessa forma, levando levando em conta que algumas empresas tem um débito bem alto.

Belton

Belton

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 11:39

A parcela minima foi criado propositalmente, para ir diminuindo os debitos existentes, a consolidação vai demorar, segundo informações a parti de fev/2014 sera feita a consolidação de todos os debitos e todos os anos.

LUIZ AUGUSTO

Luiz Augusto

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Domingo | 18 agosto 2013 | 19:34

fiz a opção pelo parcelamento lá no inicio, através do termo de adesão, desde março venho pagando a parcela mínima de R$ 300,00 emitida mensalmente no porta do SIMPLES, a dúvida é se a Receita vai considerar os débitos do SIMPLES NACIONAL após o termo de adesão, por exemplo, fiz a opção pelo parcelamento em Junho/2012, automaticamente todos os débitos de 2011 estarão incluídos, só que após essa data tenho outras guias em aberto inclusive 2013, tenho que fazer um novo termo de opção ?
ou será, que automaticamente serão incluídos todos os débitos até a presenta data ?

Luiz Augusto
HAELMA DOS SANTOS ROCHA

Haelma dos Santos Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 23 agosto 2013 | 11:33

Olá,
Será que podemos solicitar o parcelamento de débitos referente ao ano de 2012, mesmo que ainda não constem como débitos pendentes na situação fiscal da empresa???! Esta empresa já parcelamento e receio solicitar o outro pedido e o sistema entender que estou fazendo reparcelamento!!!!

Página 5 de 42

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.