x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1.230

acessos 276.987

Parcelamento Simples Nacional - Novas Regras

TIAGO

Tiago

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 09:57

Bom Dia,

Acessei o sistema para emitir a Parcela minima que vence hoje, mas o valor emitido foi de 263,00 apenas, ou seja, o valor restante dos débitos de 2011, mas como ficam os Débitos de 2012, não entraram no Parcelamento, alguém saberia me dizer?

Sem mais.

ELIANE DA SILVA

Eliane da Silva

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 10:04

Manoel Tiago Vieira, bom dia!

Entrei em contato com a Receita recentemente sobre o parcelamento de 2012 e me informaram que os débitos de 2012 pode ser parcelados, porém não esta disponivel ainda o pagamento, porque ainda não estão em cobrança.

Quem tem Fé não precisa de sorte, quem tem Deus precisa é de tempo e paciência para que as coisas aconteçam.
Flua com a vida.
Ela muda.
Mude com ela.
TIAGO

Tiago

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 10:24

Mas entao como fica Eliane, pois a ultima parcela minima já quitou todos os débitos anteriores a 2012, nesse parcelamento disponivel nao poderei parcelar 2012, vc sabe?

Obrigado!!

ELIANE DA SILVA

Eliane da Silva

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 10:52

Manoel Tiago Vieira

Então pode parcelar os debitos de 2012 sim, porém como eles ainda não estão em cobrança não será possível, neste momento, emitir o DAS da parcela mínima. Nesse caso foi informada que os contribuintes deveram, mensalmente acessar o aplicativo de emissão do DAS, pois a partir do momento que os debitos estiverem em cobrança, deveram recolher a parcela mínima.



Quem tem Fé não precisa de sorte, quem tem Deus precisa é de tempo e paciência para que as coisas aconteçam.
Flua com a vida.
Ela muda.
Mude com ela.
HAELMA DOS SANTOS ROCHA

Haelma dos Santos Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 9 setembro 2013 | 13:38

Olá,

Estou com dúvida quanto aos débitos de 2012. Tenho um cliente que já tem parcelamento de débito referente a 2009-2011 e já recolhe a parcela mínima. Porém ele também tem débitos do ano de 2012, será que já posso solicitar o parcelamento mesmo que estes débitos ainda não constem na situação fiscal?

TIAGO

Tiago

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 9 setembro 2013 | 14:22

Eliane da Silva, nesse caso o que faço entao, porque a parcela minima referente a 08/2013, foi emitida com um valor inferior a 300,00, pois trata-se apenas de um valor residual dos débitos de 2011, e quando tento emitir a parcela de 09/2013, o sistema informa que não foram encontrados débitos da empresa, saberia me orientar?

Grato.
Tiago.

Renata Soares

Renata Soares

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 10 anos Segunda-Feira | 9 setembro 2013 | 15:17

Boa tarde.

Estou com uma dúvida. Tenho uma empresa que fez o parcelamento e estava devendo 1.861,00 de valor nominal. Porém dividi esses valores por 300 e vi que dariam 6 parcelas de R$300,00. A empresa já fez o pagamento dessas 6 parcelas porém ainda não saiu o valor real do parcelamento, com valor de juros e multa, etc.
Como devo proceder? Suspendo os pagamentos ou devo pedir para continuar pagando esse valor?

ELIANE DA SILVA

Eliane da Silva

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 9 setembro 2013 | 16:40

Tiago, boa tarde!


Penso que deveria aguardar um pronunciamento da RFB, tendo em vista que os debitos de 2012 não estão em cobrança no e-cac, mas também tenta todo mês emitir o DAS da parcela mínima.

Quem tem Fé não precisa de sorte, quem tem Deus precisa é de tempo e paciência para que as coisas aconteçam.
Flua com a vida.
Ela muda.
Mude com ela.
Umberto Mallmann

Umberto Mallmann

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 9 setembro 2013 | 22:46

Olá Renata!

Eu tive um caso parecido com o seu... Quando paguei a 5ª parcela, automaticamente o débito foi extinto, já que fora quitado. Consultando a situação fiscal da empresa no eCAC com certificado digital, não encontro mais o débito listado.

Na verdade, percebi de clientes que possuem débitos maiores o saldo devedor "principal" das parcelas mais antigas está diminuindo. Logo, posso concluir que o valor pago de parcela mínima está sendo usado para reduzir o saldo devedor.

Att.
Umberto

Umberto Mallmann
Contador - CRC/RS 73.020
Malcon Contabilidade - [email protected]
ELIANE DA SILVA

Eliane da Silva

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 10 setembro 2013 | 17:39

Renata Soares, boa tarde!


Penso que se ainda o sistema esta gerando o DAS da parcela minima, é porque ainda consta debitos, e como citou o Tiago e o Umberto me informando também na receita, quando os débitos é quitados o sistema para de emitir as parcelas,agora só se por exemplo pago um valor bem acima do que é devido nesse caso seria bom você suspender e verificar os extratos do DAS pago, pode ter acontecido algum problema no sistema.


Haelma dos Santos Rocha, pode solicitar sim mesmo ja pagando um parcelamento mesmo não estando em cobrança.

Quem tem Fé não precisa de sorte, quem tem Deus precisa é de tempo e paciência para que as coisas aconteçam.
Flua com a vida.
Ela muda.
Mude com ela.
Hélcio

Hélcio

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 10:04

Bom dia , estou com uma dúvida.
Solicitei hoje 13/09/2013 o parcelamento do SN.
Entrei pra imprimir a parcela mínima e de cara aparece desde a competência 03/2013 para gerar.
Não teria problema eu emitir somente a de 09/2013 já que seria a parcela de adesão? Ou teria que pagar os das desde 03/2013, mesmo fazendo a solicitação em 09/2013.
Agradeço!

Hélcio

ELIANE DA SILVA

Eliane da Silva

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 10:05

Haelma dos Santos Rocha, bom dia!

Como ainda não foi consolidado o parcelamento atual, os novos debitos pode ser feito o pedido de parcelamento.

Quem tem Fé não precisa de sorte, quem tem Deus precisa é de tempo e paciência para que as coisas aconteçam.
Flua com a vida.
Ela muda.
Mude com ela.
ELIANE DA SILVA

Eliane da Silva

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 14:00

Haelma dos Santos Rocha, boa tarde!

Sim correto.

Emilia da Silva Santos, ja conseguimos sim mas do parcelamento até 2011, ref. 2012 ainda não esta disponivel.

Quem tem Fé não precisa de sorte, quem tem Deus precisa é de tempo e paciência para que as coisas aconteçam.
Flua com a vida.
Ela muda.
Mude com ela.
EMILIA DA SILVA SANTOS

Emilia da Silva Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 17:11

Obrigada Eliane

Realmente eu solicitei parcelamento referente débitos 2012 e 2013. Você sabe qual a previsão para estes débitos começarem a ser cobrados? Eu deveria cancelar este parcelamento e aguardar a cobrança para dar entrada em um novo parcelamento? Eu estive na Receita Federal e o atendente simplesmente me disse para eu aguardar, sim, mas até quando? Estou muito preocupada com esta situação, se alguém tiver uma orientação para me passar, ficarei muito grata.

ELIANE DA SILVA

Eliane da Silva

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 13 setembro 2013 | 08:30

Emilia da Silva Santos, bom dia!


Infelizmente é assim em tudo temos que aguardar, quando se trata do contribuinte, não tem previsão temos que esperar mesmo um pronunciamento da Receita Federal, e com os debitos até 2011 lembro que demorou também pra sair alguma posição a respeito.

Quem tem Fé não precisa de sorte, quem tem Deus precisa é de tempo e paciência para que as coisas aconteçam.
Flua com a vida.
Ela muda.
Mude com ela.
igor souza estevam

Igor Souza Estevam

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 13 setembro 2013 | 11:04

Galera, estou mai perdido que cupim em serralheria.
olhei no e-cac (situaçao fiscal) e la esta falando que a empresa deve umas parcelas de 30/40 reais do ano de 2011, ou seja nao da nem 300 reais, nao tem debitos no relatorio fiscal referente ao ano de 2012, é pq nao tem mesmo ou é pq nao processou?
pq si nao tiver mesmo, esta empresa nem precisa pagar o das parcela minima.
e o pior de tudo é que o cara pagou umas 5 parcelas que eu mandei, si ele pagou indevido, quando consolidar, tem jeito de pegar de volta através do perdcomp?

ELIANE DA SILVA

Eliane da Silva

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 13 setembro 2013 | 13:36

Boa tarde, pessoal fui informada na Receita Federal que esta previsto para jan/2014 a consolidação, no momento da consolidação sera possivel confirmar os debitos parcelados e solicitar novo parcelamento para incluir os debitos que não tenham sido considerados, porém é dificil dizer se todos os debitos seram incluidos.

Hélcio, aproveitei para perguntar o seu caso e fui informada que se o pedido de parcelamento foi feito em 09/2013 e a empresa não fez nenhum pedido anteriormente, deve gerar o DAS da parcela minima apenas a partir do mes 09/2013, mesmo que abra a opção desde 03/2013.


Espero ter contribuido.

Quem tem Fé não precisa de sorte, quem tem Deus precisa é de tempo e paciência para que as coisas aconteçam.
Flua com a vida.
Ela muda.
Mude com ela.
HAELMA DOS SANTOS ROCHA

Haelma dos Santos Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 13 setembro 2013 | 15:41

Oi Eliane, eu de novo!!!!!

Depois dessa sua conversa na Receita, você acha que eu solicito o parcelamento dos débitos de 2012 que ainda não constam, ou eu aguardo janeiro de 2014? Tenho receio de que a empresa seja excluída do regime para o ano de 2014!

Obrigado pela sua atenção!!!!

Ramon Freire da Veiga

Ramon Freire da Veiga

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2013 | 16:33

Boa tarde!

Preciso saber se é possível aderir ao parcelamento do simples nacional referente a débitos do ano corrente?

Ex: Tenho alguns clientes com débitos em 2013. É possível parcelar esses valores, ou tenho que esperar o ano de 2014 para declara na DEFIS?

Desde já Agradeço

Ramon

TIAGO

Tiago

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 18 setembro 2013 | 08:47

Realmente Haelma, ontem emiti a Parcela minima de um cliente no valor de R$ 300,00, sendo que o mês passado a Parcela minima foi inferior a 300,00 pois tratava-se do restante do débito de 2011.

Telmo Felipe Lopes

Telmo Felipe Lopes

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2013 | 12:54

Boa tarde pessoal!
Tenho um caso de uma empresa que aderiu ao parcelamento do simples em dezembro de 2012. E vem pagamento a parcela mínima de 300,00, como sabemos.
Mas nesse ano de 2013, a empresa tem outro simples em aberto. Ao entrar no portal do simples, lá já consta esse debito de 2013.
É preciso "renovar" esse parcelamento? Solicitar novamente? Ou como os debitos não foram consolidados, só devemos reparcelar, quando for consolidado?

Jonas Siqueira de Oliveira

Jonas Siqueira de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2013 | 14:20

Boa tarde pessoal!

Olha se está acontecendo isso aqui com vocês.
Tenho uma empresa que não estava aparecendo os débito de 2012 no e-cac.
Quando eu ia tentar emitir a parcela mínima, dava a seguinte mensagem:
"AL00002-Não foram encontrados débitos relacionados a essa empresa."

Porém agora esse mês eu tenho a opção de emitir todas as parcelas desde março/2013, sendo que no e-cac continua não aparecendo os débitos.
Será que terei de pagar retroativo desde março?

Marcos Araujo de Almeida

Marcos Araujo de Almeida

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2013 | 15:50

Pessoal,

Estou consultando a situação fiscal de um cliente e já está aparecendo os débitos de 2013. Tinha feito um pedido de parcelamento quando constavam débitos de 2011, agora que apareceram os débitos de 2013 eu preciso fazer um novo parcelamento para abranger todos os débitos?

Mayara Waldemarin

Mayara Waldemarin

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2013 | 15:53

Boa tarde,

Na lei diz que os débitos que entrarão serão até a data do parcelamento.

No caso, aconselho pedir novamente, só para garantir.

Fizemos isso aqui no escritório com as empresas.

Página 6 de 42

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.