x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 23

acessos 11.499

VITOR MANOEL COUTINHO DE ALMEIDA

Vitor Manoel Coutinho de Almeida

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 13:13

Pessoal , boa tarde

Tenho uma empresa no simples nacional, aberta em 2012.Quando vou entregar a DEFIS aparece uma mensagem dizendo que tenho que entregar a DASN de 2011 antes da DEFIS 2012.

Alguem pode me ajudar porque como resolver este problema, ja que a empresa abriu só em 2012 por isso não tenho como entregar a DASN 2011 ?


Obrigado

Elaine de Oliveira rodrigues

Elaine de Oliveira Rodrigues

Bronze DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 10:15

Alguém pode me ajudar? Eu estou fazendo a defis de empresa de prestação de serviços, mas não encontrei o campo onde coloco a receita auferida no ano 2012, só tem campo para ISS retido, prestação de serviço de comunicação e transporte. Onde lanço a receita das empresas que prestam outros tipo de serviço?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 10:31

Elaine de Oliveira Rodrigues
Bom dia!

A informação da receita bruta auferida mês a mês no ano calendário de 2012 é trazida automaticamente para o programa Defis, desde que, todas as apurações tenham sido realizadas através do módulo Pgdas-D, não sendo necessário informa-la via manual.

Mais detalhes, acesse Manual Pgdas - D, Defis.

"100% focado onde houver 1% de chance"
ARMANDO BARROSO MENDES

Armando Barroso Mendes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 15 março 2013 | 14:49

Boa tarde Paulo, so mais uma duvida, entendi sua resposta acima que no Defis não precisa mais colocar os valores que ja são declarados mensalmente, uando vc envia o Defis, aparece mesmo somente o recibo de entrega?Aqueleresumo com a movimentação do ano todo não aparece mais é isto?Muito grato, abçs.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 15 março 2013 | 15:18

Armando Barroso Mendes,
Boa tarde!

Após a transmissão da Defis, estão disponíveis para impressão ou modo "Gravar" tanto o Recibo com a Declaração, para tal, basta apenas acionar o comando Imprimir no Menu da Defis e verá as duas opções disponíveis.

Dúvidas torne a postar.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Cíntia

Cíntia

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 15 março 2013 | 17:32

Boa Tarde!!!!
Estou com algumas duvidas no preenchimento da defis, nas informações econômicas e fiscais do estabelecimento... Alguém pode me esclarecer um pouco desse preenchimento?
Obrigada!!

Elisabete Sales de Morais

Elisabete Sales de Morais

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 15 março 2013 | 18:20

Boa tarde amigos!

È a primeira vez que preencho DEFIS ou informações parecidas. Tenho muitas dúvidas, se alguem puder me ajudar:

A empresa é de usinagem e recebe notas fiscais sem débito, simples remessas para industrialização, tenho que declarar estas notas? em qual campo?

no campo 5-Total de aquisições de mercadorias para comercialização ou industrialização no período abrangido pela declaração. Eu preencho com o total das compras realizadas? Mesmo para uso e consumo na industrialização?

No campo 8-Total de devoluções de vendas de mercadorias para comercialização ou industrialização no período abrangido pela declaração. Eu preencho, caso tenha havido alguma devolução da minha nota de venda? Ou se eu devolvi alguma compra que fiz?

No campo 9-Total de entradas (incluídos os ítens 5, 6 e 8) no período abrangido pela declaração. É o que recebi de vendas?

Obrigada.

Elisabete
BH

Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 16 março 2013 | 18:40

Elisabete

Seria interessante voce verificar o manual que está disponivel lá no aplicativo do Simples Nacional, pois nele voce encontrará a resposta para cada ítem que irá responder no DEFIS.


à todos amigos do Fórum:
Ano passado, por conta dos problemas de travamento do sistema, vieram a público e divulgaram que a DAS estaria extinta. Criaram a DEFIS nos mesmos moldes ("on line") e com todos os quesitos exatamente iguais àqueles da DAS. Pergunto: pra que mudaram o nome?
Como diria um jornalista bem conhecido: "Isso é uma vergonha!"

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Domingo | 17 março 2013 | 09:51

Bom dia Marco

Você está enganado, a mudança da DASN (Declaração Anual do Simples Nacional) para DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais) se deu principalmente porque esta última a exemplo do que já ocorre com outras declarações de débitos passou a ser confissão irretratável de dívidas e a DASN não era.

... constitui confissão de dívida e instrumento hábil e suficiente para a exigência dos tributos que não tenham sido recolhidos resultantes das informações nela prestadas

Vale dizer que desde então a Receita pode excluir a qualquer tempo o devedor do Simple Nacional pois a divida está confessa e não cabe recurso.

...

Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 17 março 2013 | 12:03

Saulo

Obrigado pelo alerta, não tinha observado essa diferença.

Mas quando falo "quesitos exatamente iguais", me refiro à tarefa de elaboração da Obrigação.

Em vários momentos, neste Fórum e em conversas que tive com as entidades de classe Fenacon e Sescon, manifestei minha indignação com o sistema de elaboração "on line", o que prejudicava em muito a tarefa de imputação das informações, dado ao grande número de contribuintes dispostos a declarar e à limitação da capacidade técnica do aplicativo de receber esses contribuintes. Em dois ou três anos anteriores, houve congestionamentos dos servidores a 15 dias do prazo final, impedindo o contribuinte de cumprir sua obrigação. E pior, trava todo o sistema do Simples Nacional (inclusive os fechamentos mensais).

Perguntei e continuo a perguntar: Por que não criar um aplicativo para download, instalação, elaboração e transmissão, como são os demais aplicativos da Receita Federal? (exemplo: DIRPF, DCTF, DIPJ, etc...)?

Portanto, a troca da DASN para DEFIS, como muito bem observado por você, Sr. Saulo, aparentemente APENAS veio a corrigir um dispositivo relacionado à ganância do fisco em preservação da arrecadação, sem dar NENHUMA importância à forma com a qual se exige do Contribuinte, e seu representante, o Contabilista, pelo cumprimento da Obrigação.

Como Contabilista que sou, muito já vi, e tenho certeza, ainda continuarei a ver esses descasos por muito tempo.

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 18 março 2013 | 18:42

Elisabete

No campo 8-Total de devoluções de vendas de mercadorias para comercialização ou industrialização no período abrangido pela declaração. Eu preencho, caso tenha havido alguma devolução da minha nota de venda? Ou se eu devolvi alguma compra que fiz?


Isso mesmo, devolução da NF de Venda da empresa
Se voce devolveu alguma compra tem outro ítem especifico pra isso.

No campo 9-Total de entradas (incluídos os ítens 5, 6 e 8) no período abrangido pela declaração. É o que recebi de vendas?


Não. Não é o que voce recebeu de vendas não. São as entradas compras de insumos e/ou mercadoria p/revenda, material de consumo, manutenção, imobilizado, etc....em resumo o total das entradas na empresa

A outra questão não sei te responder.

Espero que te ajude, boa sorte!

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
Thiago Gustavo Ribeiro

Thiago Gustavo Ribeiro

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 23 março 2013 | 16:37

Boa tarde Fernando!

Caso seja empresário individual deverá constar os dados do empresário, do contrário sendo uma sociedade empresária deverão constar os dados de cada sócio. E sim, é obrigatório o seu preenchimento.

Att.

"Ainda que haja noite no coração, vale a pena sorrir para que estrelas no coração" Arnaldo Padovani
Elton Julio Ruffato

Elton Julio Ruffato

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 8 abril 2013 | 13:30

bom dia colegas,
Fiz a Defis 2012, mas agora não estou conseguindo gerar a apuração do mes 03.2013, diz que tenho que retificar todas as pgds de 2012 mesmo assim não estou conseguindo fazer.
Vi esta mensagem no site: ATENÇÃO! Não haverá multa (Maed) pela entrega em atraso da DEFIS, porém, a entrega da DEFIS é condição para que a empresa consiga preencher o PGDAS-D da competência 03/2013, cujo prazo vence em 20/04/2013.
alguem sabe como resolver?

viviane maria falcao de lima

Viviane Maria Falcao de Lima

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 22:18

Boa Noite Pessoal

Minha primeira vez declarando a defis e estou com muitas dúvidas.

Na verdade soube agora mesmo que o prazo expirou no dia 31 de marco. Tentei por varias vezes transmitir o defis pelo site da receita e nao estou conseguindo. Surgiu algum bloqueio para as pessoas que nao transmitiram na data correta. Como devo proceder?



Atc,
Viviane Falcao

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 10 abril 2013 | 07:41

Viviane Maria
Muito bom dia!

Em função do erro ocorrido no dia 31/03/2013 que impossibilitou a transmissão das apurações do PGDAS-D relativas aos meses de 2012, o Comitê Gestor do Simples Nacional aprovou resolução que estende o prazo para transmissão dessas apurações sem multa até o dia 05/04/2013.

Assim, não serão geradas multas para as apurações relativas aos meses do ano de 2012 transmitidas até as 24h do dia 05/04/2013.

As multas que foram geradas entre o dia 01/04/2013 e o dia 05/04/2013 serão canceladas pela RFB.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 25 julho 2013 | 16:12

Boa tarde Igor,

O detalhamento (e o total) das receitas serão importados pelo programa (DEFIS) dos PGDAS-D transmitidos mensalmente.

Tanto assim é que você não consegue elaborar a DEFIS se não houver preenchido o PGDAS-D (mesmo que zerado) mensalmente

...

caique soares

Caique Soares

Bronze DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 25 julho 2013 | 16:21

para modificar a DEFIS é necessario modificas o PGDAS
Vitor Manoel Coutinho de Almeida
eu tambem passei por essa situaçao vc vai no PGDAS e coloca consultar ao inves de declarar eu consegui assim

Caique Soares
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2014 | 09:07

Rosa Maria
Bom dia

Não há campo exclusivo para informação referente a aquisição de mercadorias importadas.

Tais devem compor o item "Total de aquisições de mercadorias para comercialização ou industrialização no período abrangido pela
declaração"


Para maiores esclarecimentos sobre o preenchimento da Defis, sugiro a leitura Manual Pgdas-d e Defis.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.