x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 971

IR empresa lucro presumido venda de imoveis

Antonio Claret Röcker

Antonio Claret Röcker

Iniciante DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 01:03

Fatos : empresa proprietária de terrenos e área rural (terras) (objeto social é serraria), está paralizada há 10 anos, mas continua ativa na Receita Federal. Os sócios desejam desfazer a sociedade, vender o patrimônio da empresa e distribuir o resultado da venda, extinguindo dessa forma a empresa. O patrimônio mencionado está contabilizado no IMOBILIZADO.
- É possível transformar o objeto social da empresa para compra e venda de imóveis, e optar pelo lucro presumido ?
- Há prazo mínimo para poder vender os imóveis ? É necessário dar continuidade à empresa ?
- Sei que se for tributada pelo lucro real, e vender como imobilizado, será tributada em 34 % (15% lucro imobiliário, 9% CSLL e 10% adicional pessoa jurídica). Tenho obtido informações diversas, inclusive dizendo que essa mudança do objeto social e venda pelo lucro presumido pode provocar notificação da Rec. federal. Em resumo, é possível e LEGAL mudar o objeto social da empresa para compra e venda de imóveis para vender o terreno e as terras, pelo lucro presumido ? E qual o cálculo do imposto neste caso ? Por favor, preciso de uma informação bem fundamentada. Fico grato. Att.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 07:16

Bom dia Antonio

Promova pesquisa no Banco de dados do Fórum acerca do assunto. Estou certo de que obterá as respostas que procura, pois muito já se discutiu a respeito.

....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.