x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.366

Lucro Real calculo do IRPJ e da CSLL

LOURINEIVA GOMES GIBIM

Lourineiva Gomes Gibim

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 10:18

Bom dia!
Nossa empresa é uma indústria tributada pelo LUCRO REAL com apuração do IRPJ e da CSLL anual (informação que é colocada na DIPJ) , já na DCTF é colocado forma de tributação do lucro como Real Estimativa, minha dúvida está no fechamento do Balanço do ano de 2012 visto que: - todos os meses fazemos o levantamento do balancete de suspensão e de JANEIRO A JULHO/2012 tivemos prejuizo,no mes de AGOSTO/2012 tivemos lucro e foi recolhido IRPJ no codigo 2362 e CSLL no codigo 2484, no levantamento de SETEMBRO/2012 voltou a dar prejuizo, no levantamento de OUTUBRO E NOVEMBRO/2012 fechou com lucro mas não recolhemos o IRPJ e a CSLL e no levantamento de DEZEMBRO/2012 fechou com PREJUIZO. Minha dúvida é a seguinte: como os impostos referentes os balancetes de OUTUBRO E NOVEMBRO não foram recolhidos nos prazos devidos e agora mediante a situação de fechamento anual com prejuizo, gostaria de saber se tenho a possibilidade de não efetuar tais recolhimentos. Se possível como devo proceder.
Desde já agradeço a todos...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 13:56

Boa tarde Lourineiva,

... todos os meses fazemos o levantamento do balancete de suspensão. ..

... como os impostos referentes os balancetes de OUTUBRO E NOVEMBRO não foram recolhidos nos prazos devidos e agora mediante a situação de fechamento anual com prejuizo, gostaria de saber se tenho a possibilidade de não efetuar tais recolhimentos.


Você tem duas formas de elaborar os cálculos para pagamento (ou não) do IRPJ e da CSLL:

1 - adotando os percentuais de presunção (pagamento por estimativa) ou
2 - Levantando Balanços ou Balancetes de Verificação

Nestes duas hipóteses se resultar impostos a serem pagos o pagamento é obrigatório, logo não há como deixar de efetuar tais recolhimentos apenas porque o Balanço Anual apresentou prejuizos.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.