x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 581

PER/DCOMP (help!!!)

Fernando P

Fernando P

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2013 | 15:38

Boa tarde a todos,
preciso de Ajuda.

Elaborei uma PER/DCOMP com ressarcimento de IPI (credito na PER) e compensei com PIS/COFINS (Dcomp).Isso em P.A 09/2012 para compensar em 25/10/2012. E gerou um darf de 11 reais.
Não precisava de gerar darf mas eles tem essa prática (escritório de contabilidade)
A Dcomp voltou e após voltar, hoje me deparo com a seguinte pergunta:
Retifico com o saldo devedor ou com o principal?
Tenho que acrescentar multa e juros ?
Principal: 15210,68 - 11,00
saldo devedor: 15199,68
?

Obrigado

Fernando P

Fernando P

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 6 março 2013 | 10:11

Aline, bom dia!
Realmente, lendo agora vi que esta confusa.

O problema foi resolvido, o que aconteceu:

Foi retificado uma Dcomp com valor maior de débito. Entendia como débito sendo o valor Principal.
Ao ser atendido na RFB, o auditor fiscal disse que o sistema PER/DCOMP entende como Débito o total do Principal, multa e Juros.

Solução
Retifiquei a Dcomp original utilizando uma parte do Débito e quando aplicado a multa e juros, não alterava o valor final, ficando identico ao original.
O valor do Débito dessa nova retificação foi menor que o que original, fui aconselhado a montar uma Nova Dcomp com a diferença entre a Dcomp Original e a Dcomp retificadora.
Nesta nova sim, trago o valor da diferença e atualizo multa e juros para hoje!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.