x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 1.941

Impedimento para opção pelo SIMPLES

SERGIO RODRIGUES NOBRE

Sergio Rodrigues Nobre

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2013 | 15:51

Caro Uilians , vc vai achar a base legal na Lei Complementar 123/2006 com as atualizações necessárias no portal do Simples Nacional no site da Receita federal, mas posso adiantar que esse fato não é impeditivo para enquadramento no Simples, desde que essa pessoa não seja Administradora na empresa LTDA, que citou.

Espero tê-lo ajudado, mas se quiser aguardar mais algum colega dar a sua opinião fique a vontade, abraço

Uilians Mendes Dutra Moreira

Uilians Mendes Dutra Moreira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2013 | 16:45

Obrigado colegas...

Mas minha dúvida surge exatamente ao ler o paragr.4º. inc.III e IV.

Se ela participa como sócia de ltda beneficiada pela 123 desde que a receita global ultrapasse 3.600. (receita de quem ? da nova ou da ltda?)
Se participa com mais de 10% como sócia de não beneficiada pela 123 desde que a receita ultrapasse 3.600 (???)

É no entendimento da lei que estou com problemas, não sei se enquadro ou não.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2013 | 16:51

Uilians Mendes Dutra Moreira,

A Receita Bruta Global de R$ 3.600.000,00 é a soma da empresa cujo sócio já tem participação mais aquela que será constituída.

Estando dentro desta faixa de limite, poderá optar pelo regime simplificado do Simples Nacional.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
SERGIO RODRIGUES NOBRE

Sergio Rodrigues Nobre

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 15 fevereiro 2013 | 21:23

Uilians, agora ficou mais claro, essa pessoa participa de outra empresa que está no simples nacional, certo? Então nesse caso vc sempre considerará a somatória de receitas das duas empresas para fins de enquadramento no simples até o limite anual de R$ 3.600.000,00 independentemente da participação societária nas duas empresas. Espero te-lo ajudado. E isso está claro na legislação.Mas caso tenha mais dúvida, estamos à disposição.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 18 fevereiro 2013 | 08:16

Marcos Eduardo Rocha,
Bom dia!

Exato.

Para maiores detalhes sobre impedimento de ingresso no simples nacional, consulte o link disponibilizado em resposta anterior.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.