x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 502

Anexo I ou II ?

Jhonatas morais de Albuquerque

Jhonatas Morais de Albuquerque

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2013 | 16:29

Amigos venho aqui pedir um esclarecimento a vocês.
Faço contabilidade de uma empresa que fabrica e vende Sorvetes e Picolés.
Ao pesquisar pela palavra sorvete no cnaeweb tive possíveis respostas.

4729-6/99 COMÉRCIO VAREJISTA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS EM GERAL OU ESPECIALIZADO EM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS NÃO ESPECIFICADOS ANTERIORMENTE (compreende venda de sorvetes), e

1053-8/00 FABRICAÇÃO DE SORVETES

No CNPJ e Inscrição Estadual da empresa consta apenas o Cnae 1053-8/00, sendo que dessa forma a empresa deveria recolher o simples nacional pelo anexo II, porém por um descuido meu, sem pesquisar sempre imaginei que a atividade fosse comércio varejista e sempre tributei pelo anexo I.

Minha pergunta é o que devo fazer? devo alterar o CNPJ e incluir comércio varejista e continuar tributando pelo anexo I, ou simplesmente mudar para anexo II?

Um amigo me disse que acredita que deveria incluir atividade de venda ficando as duas, sendo que deveria fazer uma nota fiscal de transferência da fábrica para o balcão o que não geraria imposto, e na parte da venda do balcão seria comércio varejista, tributada pelo anexo I.
O que me dizem?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.