x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 975

Primeira declação de renda

Alexandre Silva Hostert

Alexandre Silva Hostert

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 18 fevereiro 2013 | 18:43

Boa tarde amigos.

Este ano, estou querendo iniciar a declaração de minha renda à receita, mas estou com algumas dúvidas:

Antes, deixem-me explicar minha atividade.

Atualmente, sou autônomo e presto serviços via internet para pessoas físicas e jurídicas. Toda cobrança é feita por uma empresa terceirizada chamada Moip [ moip.com.br ] e eles fazem o depósito em minha conta corrente. Todo dinheiro que entra em minha conta procede do moip, nunca de um cliente.

- Pergunta: Para a receita, eles vão entender que recebi de pessoas físicas ou vão achar que tudo veio dessa empresa moip?

Como o meu ganho já é superior ao teto máximo, quero declarar corretamente minha renda junto à receita.

Sei que devo recolher a renda recebida de pessoas físicas via Carnê-Leão 2013, o qual já tenho instalado em meu computador.
Fiz a inserção do recebimento de janeiro corretamente e o DARF foi gerado corretamente. Até aí, tudo bem.

Lancei também a renda proveniente de pessoas jurídicas. Notei que o valor do imposto não foi acrescido, portanto, não tributado.

- Perguntas: Como eu declaro a renda proveniente de pessoas jurídicas?
- Terei que tirar notas avulsas na prefeitura para cada recebimento de pessoas jurídicas?
- O imposto pago nas notas fiscais avulsas servem para a declaração? - Terei que pagar o valor acumulado do imposto referente aos recebimentos deste ano 2013 inteiro? Pela simulação que fiz, o valor vai ser muito alto para pagar de uma vez.

De princípio as minhas dúvidas são essas. Peço que os amigos sintam-se à vontade para me corrigir, uma vez que sou completamente inexperiente no assunto.

Obrigado pela atenção de todos!

Alexandre

Alexandre Silva Hostert

Alexandre Silva Hostert

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2013 | 15:56

Bom, como não obtive resposta, vou deixar minhas considerações para referência futura.

- Pergunta: Para a receita, eles vão entender que recebi de pessoas físicas ou vão achar que tudo veio dessa empresa moip?


Declara-se normalmente como renda proveniente de pessoa física.

- Perguntas: Como eu declaro a renda proveniente de pessoas jurídicas?
- Terei que tirar notas avulsas na prefeitura para cada recebimento de pessoas jurídicas?
- O imposto pago nas notas fiscais avulsas servem para a declaração? - Terei que pagar o valor acumulado do imposto referente aos recebimentos deste ano 2013 inteiro?


Declara-se esta renda na Declaração de Ajuste Anual. As notas fiscais não influenciam na declaração da renda.
Normalmente o imposto é pago no ato da entrega do IRPF, porém é possível antecipar este pagamento da renda proveniente de PJ através do Imposto Complementar (mensalão) pelo DARF 0246.

http://www.receita.fazenda.gov.br/Pagamentos/pagtoirpf/mensalao.htm

O simulador da alíquota ajuda a preencher o DARF:

www26.receita.fazenda.gov.br

E o preenchimento do DARF pode ser feito pelo Sicalcweb:

www.receita.fazenda.gov.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.