x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.615

Dúvida Lucro Real X Lucro Presumido

BRUNO MOREIRA

Bruno Moreira

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 11 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2013 | 11:57

Pessoal bom dia!

Sou novo no fórum e não sou da área contábil, sempre trabalhei com sistemas ERP e agora estou com uma seguinte dúvida.


Quero saber a diferença entre lucro real e lucro presumido.

Sei que depende muito do ramo de atividade da empresa e a apuração de cada imposto é feito de uma maneira, porém, gostaria de saber a diferença do Regime Lucro Real e Lucro Presumido.

Pra mim é a grosso modo é:

Lucro Presumido: Retira todos as despesas, salários, etc... o valor que der vai ser a sua base de calculo para a apuração dos impostos


Lucro real: Sobre o que faturar ja é a base de calculo


É mais ou menos isso ou não ?

No aguardo.

Obrigado.

Thiago Gustavo Ribeiro

Thiago Gustavo Ribeiro

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 fevereiro 2013 | 02:14

Boa noite Bruno!

Basicamente é isto mesmo, porém você inverteu o regime de tributação com a descrição de como de apurar o respectivo imposto.

Lucro Presumido: são aplicadas presunções sobre o faturamento trimestral para cálculo do IRPJ e CSLL de acordo com a atividade da empresa, 0,65% para o PIS e 3% ou 4% para a COFINS sobre o faturamento mensal.

Lucro Real: o cálculo do imposto para IRPJ e CSLL é sobre lucro apurado, após deduzidos todos os custos e despesas permitidos por lei. Nesta opção o PIS é de 1,65% e a COFINS 7,6%.

Att.

"Ainda que haja noite no coração, vale a pena sorrir para que estrelas no coração" Arnaldo Padovani

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.