x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 7.984

Recibo profissional liberal

Joel Oliveira

Joel Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1, Fisioterapeuta
há 11 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2013 | 02:44

Olá, sou fisioterapeuta. Tenho um consultório, atendo como autônomo e ultimamente alguns pacientes tem pedido nota fiscal ou recibo para eles apresentarem como prova que estão em reabiliação por motivo de algum acidente, ou para ajudar no seguro DPVAT.
Minha dúvida é se aquele recibo simples que compramos em papelaria quando devidamente preenchido tem válidade jurídica.

Ainda sou leigo quanto a assuntos contábeis e gostaria que me ajudassem esclarecendo essa dúvida.

Desde já agradeço

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2013 | 08:50

Joel Oliveira,
bom dia.

Esses recibos são válidos sim, salvo disposição contrária.

Mas esteticamente esses recibos adquiridos em papelarias poderão ser substituídos por recibos padrões a serem confeccionados em gráfica, inclusive com canhotos, onde alí nesses canhotos, colherá assinatura dos clientes pagadores.

Essa atitude padrão e preventiva tende a dificultar fraudes, servindo também como protocolo, deixando seu controle mais enxuto.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Joel Oliveira

Joel Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1, Fisioterapeuta
há 11 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2013 | 10:57

Hugo Ribeiro, Obrigado pela resposta.
Vou providenciar esse recibo personalizado, realmente deve ser melhor que o simples, pois dá mais profissionalismo. Já tinha visto esse tipo recibo em lojas, mas não sabia que autônomo também poderia emiti-lo.

PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2013 | 11:15

Bom dia Joel

Apenas complementando as informaçõe do HUGO:

Você tera que apurar o carne leão, mensalmente e recolher o IR sobre seus rendimentos (se for o caso), bem como fazer a sua declaração de IR anualmente, pois os recibos que você emitirá servirão como dedução para o IR dos pacientes.

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.