x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 2.013

Lucro Imobiliario

PAULO CUNHA

Paulo Cunha

Iniciante DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 11 anos Sábado | 2 março 2013 | 17:04

Boa Tarde!

Preciso tirar essa duvida:

Em 2009 comprei um apartamento (meu primeiro imóvel) por 86.000,00 reais, dei uma entrada de R$ 18.000,00 e financiei 68.000,00.

Em 08/2012 comprei um terreno no valor de 77.000,00 com um dinheiro de uma doação do meu Pai. No mesmo ano só que em Outubro venci meu apartamento por 145.000,00 sendo que 17.000,00 ele deu em dinheiro em 10/2012 e 128.000,00 ele financiou pela caixa e o dinheiro saiu em 12/2012 a caixa quitou o saldo devedor do meu financiamento que era 61.000,00 e entrou na minha conta 67.000,00.

Como devo lançar isso no IRPF, tenho que pagar lucro imobiliário?

Se eu construir nesse terreno eu pago lucro imobiliário?

Atenciosamente,

Paulo

Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 17:46

bom dia!
Tenho um terreno que está em meu nome (pessoa fisica),e estou finaciando uma casa, gostaria de saber se devido esse financiamento quando eu quizer vender o 1º terreno, tenho que que pagar o lucro imobiliário, pois pelo que entendi na legislação o lucro imobiliario não é pago quando a pessoa tem apenas um único bem, mas no caso da casa enquanto eu não terminar de pagar o finaciamento será de propriedade da caixa, neste caso terei que pagar o lucro imobiliario, após a venda do terreno mesmo tendo financiamento com a caixa economica?? obrigado


"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 23:18

1. Apesar de ter financiado a casa pela Caixa, ela consta em seu nome no cartório de imóveis, está alienada, mas mesmo assim você é considerada a proprietária, ou seja, você tem mais que um imóvel, por isso não se encaixa na isenção por ter apenas um imóvel com valor inferior a 440.000,00.
2. Mas se a venda for igual ou inferior a 35.000,00, imóvel de pequeno valor, terá a isenção de ganho de capital.

APARECIDA MOTA
Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 13:24

Olá! muito obrigada ....Aparecida Mota..no caso da minha pergunta acima referi ao financimento de uma casa e pelo que entendi terei que pagar mesmo o lucro imobiliario..
Agora ao inves de uma casa prontae se eu financiar pela caixa apenas um outro terreno e a mesma coisa? financio um terreno e vendo o outro terrno que esta em meu nome..tb terei que pagar o lucro imobiliario?? obrigada

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 19:14

Se o valor for acima de 35.000,00 terá que pagar sim, pois a lê isenta apenas quem tem um único imóvel e não realizou nenhuma movimentação com imóveis nos últimos 5 anos.
Se você tem mais que um imóvel já não se encaixa e também neste caso terá tido movimentação imobiliária.

APARECIDA MOTA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.