x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 4.260

Isenção é pelo lucro líquido ou bruto ?

Antônio Santos

Antônio Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Dentista
há 11 anos Domingo | 3 março 2013 | 00:06

Boa noite pessoal,

Tenho a seguinte dúvida.
Sou dentista me formei a 1 ano e estou ainda montando consultório e comprando muito material e instrumental. Gostaria de saber se devo declarar o imposto de renda ou se me enquadro como isento.Recebi em média por mês R$ 2.300,00 bruto e gastei por mês em média R$ 1.600,00 no livro caixa. Sendo assim meu lucro líquido foi de R$ 700,00. não atingindo os R$ 23.499,15 anuais.
Assim sendo me enquadro como isento ? Não devo declarar ?

Obrigado

Amanda Figueredo

Amanda Figueredo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 3 março 2013 | 08:11

Antônio Santos,
Você deve declarar sim, como o nome já diz (Imposto de Renda) é sobre o valor total das suas rendas, além dessas receitas como dentista, se tiver outra fonte, estas também entram! Os valores atingem o piso que é R$ 24.556,65 (2013) ano base 2012.
Se tiver dependentes, você deverá ficar isento de pagamento, mas é obrigado a declarar!

Espero ter ajudado.

Não tentes ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor.
Albert Einstein
Antônio Santos

Antônio Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Dentista
há 11 anos Domingo | 3 março 2013 | 10:20

Mas independente de ter ou não dependentes eu me enquadro na categoria isento. Faço livro caixa e meu lucro líquido mensal foi de R$ 700,00. Acredito que não preciso declarar este ano. Não tive outras fontes. Ainda estou com dúvidas. Se alguém mais puder ajudar agradeço.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 4 março 2013 | 09:47

Bom dia Antonio

2.300,00 x 12 = 27.600,00

Está obrigado a apresentar a DIRPF:
- recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma anual foi superior a R$ 24.556,65;
Receita Federal

Certamente se optar pelo desconto simplificado você será isento, entretanto tal como lhe disse a Amanda, você está obrigara a declarar o imposto de renda (sim). Isto porque estar isento do imposto de renda não significa estar dispensado da apresentação da DIRPF

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.