x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 7.280

Dedução do INSS na Declaração de Imposto de Renda

Mirian Mariano

Mirian Mariano

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 6 março 2013 | 16:14

Minha mãe é minha dependente na declaração de imposto de renda e eu recolho mensalmente o INSS dela como autônoma naquele carnê de GPS no valor de 11% do salario minimo.
Ela tem rendimentos mensais de até R$ 350,00 como diarista e estes rendimentos não tem comprovação de pagamento pois esse trabalho é sem registro.
Quem paga esses rendimentos sou eu, pois ela é minha diarista.
Gostaria de saber se posso deduzir esse valor que pago ref ao INSS e em que campo devo fazer isso.
Já li alguns tópicos que explicam tem a seguinte resposta:
"Se ela teve rendimentos tributáveis, você poderá deduzir o pagamento da previdência oficial dela no campo Rendimentos Recebidos de Pessoa Física/Exterior pelos dependentes".
Mas nesse caso esse recebimento de R$ 350,00 mensais são rendimentos tributáveis mesmo sendo sem registro?
Estou muito confusa nesta parte, já fiz várias consultas no google mas não chego a nenhuma conclusão final.
Desde já agradeço a atenção.
Sem mais
Mirian Mariano

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 9 março 2013 | 12:53

Mirian
Bom dia

Se ela é diarista e não tem vinculo não terá o registro em CTPS mesmo e caberá a ela a responsabilidade do controle e tributação do imposto.

Ela atuando com empresa, a responsabilidade cabe a empresa, a retenção e recolhimento do INSS e a declaração na GFIP.

No caso de pessoa fisica deve ser informado na ficha Rendimentos Recebidos de Pessoa Física/Exterior pelos dependentes" considerando cada mes de recebimento.


Heloisa Motoki

Mirian Mariano

Mirian Mariano

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 11 anos Domingo | 10 março 2013 | 10:16

Cara Heloisa, agradeço a resposta mais ainda tenho uma dúvida.
A ficha que você menciona tem o campo carne leão DARF pago cód 0190, porém o código do carne da minha mãe é o 1473.
Devo entender que não existe a possibilidade de deduzir esse carnê tendo em vista que o código de recolhimento é diferente?
Grata e fico no aguardo.
Atte,

Eduardo Henrique Menegueti Domeni

Eduardo Henrique Menegueti Domeni

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 6 abril 2013 | 17:54

Mirian,

Na ficha Rendimentos Recebidos de Pessoa Física/Exterior

1. Clica na Aba Dependentes,
2. em seguida NOVO
3. seleciona o nome da sua mão, que é dependente
4. no campo PREVIDÊNCIA OFICIAL, coloque os valores do (GPS) que vc pagou, mês a mês...


att.

- Assessoria Contábil 
- Perícia  Judicial/Extrajud.
- Wats (18) 996248632
e-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.