Leonardo Leão
Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado Prezados,
Estou analisando a possibilidade de criar uma PJ para administrar os imóveis de minha família com o intuito de reduzir a carga tributária.
No caso de Aluguéis, o imposto devido sobre pessoa jurídica é claramente mais vantajoso que o de pessoa física, exceto casos bem específicos, por exemplo, em que a pessoa física seria isenta por problemas graves de saúde.
No caso de Vendas, o imposto devido sobre pessoa jurídica poderá ser mais vantajoso ou não, a depender de uma série de características do imóvel e/ou do proprietário.
Fiz uma série de simulações que terei o prazer de disponibilizar aqui no fórum. No entanto, antes gostaria de confirmar aqui se estou calculando corretamente o imposto para a Pessoa Jurídica.
Dados da Empresa
Forma de tributação: Lucro Presumido.
Atividade: CNAE 6810-2/01, compra e venda de imóveis próprios, e CNAE 6810-2/02, aluguel de imóveis próprios.
Registro contábil dos imóveis a serem vendidos: no Ativo Circulante, como Estoques de Imóveis.
Receita total anual: acima dos R$120.000.
Pergunta I:
As alíquotas que serão aplicadas sobre a receita operacional (valor de venda) abaixo estão corretas?
PIS: 0,65%
CONFINS: 3%
IRPJ: 1,2% (Percentual de Presunção, 8%; Alíquota, 15%)
CSLL: 1,08 (Percentual de Presunção, 12%; Alíquota, 9%)
Subtotal: 5,93% + adicional de 10% sobre IRPJ que exceder R$60.000 ao trimestre.
Pergunta II:
A forma de cálculo do adicional abaixo está correta?
Onde,
Receita Operacional: aluguéis e vendas que a empresa fizer no trimestre
Percentual de Presunção: 8%
Valor a ser descontado: R$60.000 (R$20.000 por mês)
Alíquota do Adicional: 10%
Ou seja, Imposto Adicional = ((Receita Operacional*0,08)-R$60.000)*0,10
Pergunta III:
Suponhamos que em um determinado a referida empresa venda um único imóvel no valor de R$1.000.000. O calculo do Imposto devido para esse trimestre seria esse abaixo?
PIS: R$6.500
CONFINS: R$30.000
IRPJ: R$12.000
CSLL: R$10.800
Imposto adicional: R$2.000 ((1.000.000*0,08)-R$60.000)*0,10))
Total de tributos a pagar: R$61.300
Pergutna IV:
Para e empresa em questão, a tributação de venda para imóveis de qualquer valor irá variar sempre entre 5,93% e 6,73%. É isso?
Assim que forem confirmadas as informações acima, disponibilizarei as simulações que fiz para que todos tenham acesso.