x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 1.453

imposto de renda

Claudio Rodrigues

Claudio Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 28 março 2013 | 17:04

Olá, procurei lá no site da Receita sobre quem está isento e fala em 40 mil, mas se uma pessoa recebe Proventos de aposentadoria por moléstia Grave no valor de 38 mil e mais 3 mil de 13º salário ela está obrigada? Eu não entendi direito essa obrigatoriedade dos 40 mil. Podem me dizer se ela está obrigada ou não? Muito Obrigado!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Sábado | 30 março 2013 | 19:09

Boa noite Claudio

Está obrigado a apresentação da DIRPF o contribuinte que:

- recebeu rendimentos tributáveis , sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma anual foi superior a R$ 23.499,15 ;

- recebeu rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00.


Os rendimentos informado por você são isentos e superam os R$ 40.000,00 logo está sim obrigado a apresentalção da DIRPF 2013

...

Claudio Rodrigues

Claudio Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 10:44

Obrigado Saulo, mas eu ainda fiquei na dúvida, 13º salário é considerado um rendimento "tributado exclusivamente na fonte"? Existe diferença entre "Rendimento sujeito a tributação exclusiva (13º Salário)" e "tributado exclusivamente na fonte"?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 13:58

Boa tare Claudio

Não existe diferença.

Toda a tributação exclusiva é efetivada pela fonte pagadora, logo se pode dizer que o 13º Salário sofre tributação exclusiva porque é tributado exclusivamente na fonte.

...

Claudio Rodrigues

Claudio Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 14:07

Novamente muito obrigado Saulo, é que li uma lista enorme de rendimento tributado exclusivamente na fonte e não encontrei o 13º salário incluído por isso a minha dúvida. Voce foi nota 10. Parabéns!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.