x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 3.368

IR 2013 - esclarecimento

Lourdes Ferreira

Lourdes Ferreira

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Domingo | 10 março 2013 | 22:41

Pessoal boa noite,

Uma dúvida sobre o IR 2013. Para efetuar uma declaração com dependente tenho que incluir seus rendimentos ainda que estes sejam inferior a 24mil? Ou não é necessário, tendo em vista que somente rendimentos tributáveis devem ser incluídos na declaracao de ajuste anual.
Desde já agradeço pela resposta
Lourde

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 11 março 2013 | 08:25

Lourdes,

Se você declarar dependente, terá que colocar todos os rendimentos do mesmo, indenpendente do valor, em sua declaração, o que dependendo o valor poderá causar mais imposto a você. O conselho que lhe dou é fazer a declaração com dependente e depois fazer outra sem o dependente para ver qual a mais vantajosa.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Thaíse Costa
Articulista

Thaíse Costa

Articulista , Escriturário(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 16:08

Boa tarde!
Estou com uma duvida....
Se recebo pro-labore, mas inferior ao valor base para declaração de IR, mas o recebimento da empresa cai na minha conta corrente PF e no ano passado comprei um veiculo (18 mil financiado) e um terreno (40mil a vista) e esse esse ano estou recebendo valor do financiamento da casa na conta conjunta, tenho que declarar IR como PF?!
Como declaro o recebimento da empresa que cai na minha conta? Uma parte cai na PJ mas 90% cai na minha PF. Empresa Simples Nacional.
Aguardo e obrigada!!!!!

Thaíse Costa
Bacharel em Administração
Barra Bonita - SP
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 20:23

Boa tarde Thaise,

Você deve parar imediatamente de misturar os dinheiros da pessoa juridica com o da fisica. Não há motivo justificável para que isto aconteça, pois são personalidades diferentes e a mistura é proibitiva.

A Receita Federal já sabe de sua movimentação bancária ( IN SRF 802/2007 ) caso ela a notifique para "dar explicações" você não terá (não existe) justificativas plausiveis para o fato. Neste caso ela poderá simplesmente considerar os valores depositados como rendimentos tributáveis recebidos da pessoa jurídica, portanto sujeitos ao INSS e IRRF.

Quanto a necessidade da apresentação da DIRPF veja no link indicado se você se enquadra em algum dos casos de obrigatoriedade da apresentação da DIRPF

Se persistirem dúvidas torne a entrar em contato

...

Solange

Solange

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 3 abril 2013 | 00:23

Boa Noite amigos!!!

Por favor podem me tirar uma dúvida como eu devo colocar a conta para restituição sendo que a conta é uma conta poupança ITAU, que no caso é uma conta multidata tem os 5 números da conta o digito /500 ex fictício do numero da conta tá: agencia : 8901 conta poupança
08452-6/500 este 500 identifica que é uma conta poupança.Por favor,me ajudem, pois não abre campo para colocar o /500

Desde já agradeço

Sil

Solange
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 3 abril 2013 | 08:19

Bom dia Sil

Se o 500 é o identificado da conta poupança, informe assim:

Oculto-6

O numero da conta ter que ter 8 dígitos complete-os com zeros

...

anderson pinto gonçalves

Anderson Pinto Gonçalves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 8 abril 2013 | 12:27

Boa tarde!! estou com uma duvida sobre a declaração do IR, vou fazer a declaração de um cliente e o mesmo tem um emprestimo que nao foi declarado pela pessoa que fez a declaração anterior, a duvida é: o que acarretara se eu nao declarar novamente esse emprestimo e caso eu declare o que pode acontecer em relação a declaração anterior, sei que o correto é enviar a declaração passada como retificadora, serão duas, mas sabem como tem cliente que nao quer "gastar" com contador, então queria saber os detalhes da penalidade para passar para ele e me resguardar da decisão que ele tomar, desde já agradeço a atenção de todos!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.