x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 14

acessos 1.760

DCTF em atraso 2010

Mônica Pereira Lima

Mônica Pereira Lima

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 11:02

Bom dia, tenho a seguinte duvida;

tenho um cliente que estou começando a realizar os serviços contabeis dele. Atualmente ele é optante pelo simples nacional, mas no ano de 2010, ele era tributado pelo lucro presumido.

Hoje ao acessar os dados dele no e-cac, e verificar a situação fiscal, aparece que falta a entrega das declarações DCTF dos meses de abril, maio e junho de 2010.

Entrei em contato com ele, para saber se relamente não foram entregues, e ele me informou que a contadora anterior não entregou pois nestes tres meses não houve movimento.

Mas....então por que aparece esta mensagem de não entrega das declarações no periodo.???

será que houve movimento e a antiga contadora esqueceu de enviar, e agora diz que não houve movimento, ou realmente não houve mvimento e a receita está cobrando algo que não deveria ter sido enviado???
Como devo proceder neste caso???
Como eu tenho como saber se não teve movimento no periodo, pois fiquei em uma situação complicada, avisei ao cliente que possivelmente haverá multa pela não entrega na data de 2010, e como a contadora anterior falou a ele que não houve movimento, ele quer que eu "dê um jeito", para ele não pagar esta multa.


Att.
Mônica.

Natalia Maria

Natalia Maria

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 11:10

Bom dia Monica

Se nao houve movimento nos meses de abril, maio e junho de 2010 verifique se na DCTF de 12/2010 foi infomado os meses com ausencia de movimento, provavelmente nao foi informado, se ela entregou a DCTF de 12/2010 e nao colocou essas informações é só retificar a Declaração de dezembro informando que nao houve movimento nestes meses.
Desta forma acredito que nao haverá multa!

Espero ter ajudado!
Att.

Natalia Maria

Natalia Maria

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 11:24

Voce consegue restaurar um copia da declaração no Portal E-cac no site da Receita Federal (Acesso com certificado digital)
dentro do E-cac tem "Declarações" - "Copia de Declaração" - " DCTF" dai voce informa o periodo que precisa.

Dentro da DCTF voce entra em: Declaração - Importar
pronto vc vai ter dentro da seu programa a copia da DCTF do mês que precisa.


Att.

Mônica Pereira Lima

Mônica Pereira Lima

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 11:30

natalia, consegui exportar a declaração atravez do procedimento que vc orientou, obrigada....
Vi que realmente não está destacado os meses de abril, maio e junho, como sem movimento.

Devo marcar estes meses e reenviar a declaração.?
Ou é outro procedimento.??

Mônica Pereira Lima

Mônica Pereira Lima

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 11:54

Natalia, você está me ajudando muito.

Fiz o procedimento, gravei e rnasmiti via certificado digital, mas aparece a seguinte mensagem:


Erro DCTF
A trnasmissão não foi concluida!
A DCTF a ser retificada já foi retificada anterioemente pela dctf co o numero 06.07.12........


Neste caso como proceder???

Origada pela enorme ajuda e auxilio que você esta me dando Natalia,e desculpe por te atrapalhar.

Att.

Mônica Lima.

Natalia Maria

Natalia Maria

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 12:23

Imagina Monica, não esta me atrapalhando de forma alguma!!!
no que eu puder ajudar me ponho a disposição!!

quando vc restaurou a copia de segurança, ela ja veio marcada que a declaração é retificadora e com o numero da declaração a ser retificada, voce alterou este numero ou deixou o mesmo??

Voce terá que informar no numero da declaração a ser retificada esta que o erro da DCTF te informou 06.07.12......, pois esta copia que voce importou foi a ultima retificadora e voce terá que retificar ela.

Att.

Mônica Pereira Lima

Mônica Pereira Lima

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 14:00

Esta declaração já foi retificada anteiormente pela antiga contadora, ela alterou alguma coisa e na época enviou.Esta que eu abri já é retificada.




quando vc restaurou a copia de segurança, ela ja veio marcada que a declaração é retificadora e com o numero da declaração a ser retificada, voce alterou este numero ou deixou o mesmo

- o numerto não foi alterado, mantive o mesmo numero.

Desculpe, mas não entendi cmo é o procedimento??
Vc poderia explicar novamente.

Grata.


LEANDRO POLISSENI SOARES

Leandro Polisseni Soares

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 14:23

Boa tarde Monica,

Quando fizer a retificação da DCTF/2010, vc terá q informar o código gerado referente a ultima DCTF entregue, ok.
Não é por ser uma declaração retificadora de uma já retificada que a RF não irá recepciona-la.
Espero ter ajudado.
Abraços
Leandro

Natalia Maria

Natalia Maria

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 14:24

Voce consegue retificar uma DCTF retificadora sim, mas dai voce tem que colocar o numero do recibo desta declaração retificadora.

voce disse que quando foi entregar a DCTF sem alterar o numero deu um erro:
"Erro DCTF
A trnasmissão não foi concluida!
A DCTF a ser retificada já foi retificada anterioemente pela dctf co o numero 06.07.12........"

coloca lá no numero da declaração a ser retificada este numero que foi informado no erro: 06.07.12........
e tenta enviar novamente.

Att.

Mônica Pereira Lima

Mônica Pereira Lima

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 14:30

Oi Natalia,

fiz o procedimento que vc passou....... e DEU CERTO.....UFA!!!!

consegui transmitir.

Agora é só ficar em observação no site e-cac. ...

Obrigada, pela ajuda que você me deu hoje, espero um dia poder retribuir de forma tão precisa... muito obrigada mesmo..


Att.

Mônica Lima

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.