x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 513

Dúvida em relação a sócio de EPP (DIRPF 2013)

DIEGO ALFONSO

Diego Alfonso

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 15 março 2013 | 09:27

Saudações!

Estou com algumas dúvidas quanto a elaboração da declaração de IRPF 2013 de meus pais. Ocorre que ambos são médicos, mas com percepção de rendimentos diferenciada:

- Minha mãe cumula cargo de servidora pública com emprego na área privada, de tal modo que aufere sua renda de diversas fontes pagadoras (em torno de 5), todas PJ;

- Meu pai é sócio titular de uma EPP (empresa de pequeno porte) prestadora de serviços médicos, sendo que ele recebe o faturamento da empresa (já com os descontos do lucro presumido) e repassa parte dele, todo mês, para cada um dos colaboradores da empresa (demais médicos), e o restante constitui sua renda mensal.

As dúvidas são:

1) Essa renda mensal de meu pai deve ser declarada de que modo (prolabore ou dividendo)?

2) No caso de ser dividendo, e considerando que alcança o limite mínimo de obrigatoriedade de declaração (R$ 40.000,00), posso declará-lo como dependente de minha mãe sem que esses rendimentos dele (note-se: não-tributáveis) importem em aumento do imposto devido dela?

Obrigado desde já!


Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 15 março 2013 | 11:24

Diego Alfonso
Bom dia!

Seja muito bem vindo ao Forum Contabeis!

Na Sala de Legislação Federal há vários outros tópicos já criados em destaque sobre Imposto de Renda Pessoa Física 2013.

Faça uma pesquisa e leia as mensagens já postadas, persistindo dúvidas, fique a vontade para fazer nova postagem no tópico escolhido.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.