x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 433

simples nacional

monica santos

Monica Santos

Bronze DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Domingo | 17 março 2013 | 17:57

Boa noite.
Meu contador não faz o calculo pelo anexo I,eu pago geralmente o percentual de 2,50% à 2,75%,porque?como é feito esse calculo.
A empresa é cadastrada no simples com o regime de competencia, compramos de São Paulo (com crédito) ele só pede as notas de saída. pode me esclarecer porque pagamos menos do normal?
Obrigada.

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Domingo | 17 março 2013 | 19:45

Boa noite Mônica,



7.2. Como se calcula o valor devido mensalmente pelas microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) optantes pelo Simples Nacional?

Resumidamente, o valor devido mensalmente pelas ME e EPP optantes pelo Simples Nacional é determinado mediante aplicação das tabelas dos anexos da Lei Complementar nº 123, de 2006.

Para efeito de determinação da alíquota, o sujeito passivo utilizará a receita bruta acumulada nos 12 (doze) meses anteriores ao do período de apuração (RBT12).

Já o valor devido mensalmente, a ser recolhido pela ME ou EPP, será o resultante da aplicação da alíquota correspondente sobre a receita bruta mensal auferida (regime de competência) ou recebida (regime de caixa), conforme opção feita pelo contribuinte.

No link abaixo, tem exemplo de cálculo.

Fonte : Perguntas e Respostas - Simples Nacional

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.