x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.986

Como informar na DIRF aluguel para menor de idade?

Vanessa Moreno

Vanessa Moreno

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 15:36

Boa tarde a todos.

Estou com a seguinte dúvida:

Analisando um determinado contrato de locação, contatamos que uma das proprietárias do imóvel é menor de idade e no contrato de locação ela é representada por sua mãe.

Na hora de informar na DIRF esse aluguel, devo declarar este rendimento para a proprietária menor ou para sua representante? Sendo que no contrato não consta o CPF da menor, somente o da sua representante.

Espero que possam me ajudar.

Att,

Vanessa Moreno

Vanessa Moreno

Vanessa Moreno

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 11:40

Bom dia Aparecida Mota e a todos do fórum.

Entendi sua resposta, porém a minha dúvida é quanto a DIRF da empresa a qual paga aluguel para essa menor.

Na DIRF PJ coloco o CPF da mãe e nome da menor, ou CPF e nome da mãe?

Espero que tenha conseguido expor minha dúvida e que vocês possam me ajudar.

Att,

Vanessa Moreno

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 17:50

É muito importante observar o que foi colocado na DIRF pela PJ, pois ela é o principal instrumento para o cruzamento das informações e retenção na malha pela RFB.
É melhor seguir na Declaração de Imposto de Renda o que foi colocado na DIRF, ou seja, se consta o CPF da mãe como recebedora da renda, deve continuar com ela.
Ou segue-se o que foi colocado na DIRF ou terá que fazer uma retificação na DIRF para que a declaração fique em consonância com a mesma.

APARECIDA MOTA
Vanessa Moreno

Vanessa Moreno

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 22 março 2013 | 09:16

Bom dia Aparecida Mota, mais uma vez obrigada pela informação, porém ainda não consegui solução para meu problema.

Eu presto conta para a RFB apenas da empresa que paga o aluguel para a menor, ou seja, faço apenas a DIRF PJ e não a declaração de pessoa física dessa menor / mãe.

O que quero saber é se na DIRF PJ informo o aluguel que a empresa paga (cod. 3208) com o nome da menor e CPF da mãe ou nome e CPF da mãe?

Alguem saberia se tem uma lei, ou site falando sobre o assunto? Já procurei e não consigo encontrar nada.

Desde já obrigada...

Tenham um bom dia

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 22 março 2013 | 14:51

Para solucionar esta questão é melhor conversar diretamente com a mãe e explicar-lhe que quer for informado na DIRF deverá também indicar as mesmas informações na DIRPF - se as informações forem divergentes irá cair na malha fina da RFB.
Veja com a mãe como será feita a declaração.

APARECIDA MOTA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.