x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 2.748

Motel - Tributação de PIS e Cofins

Michael Amaral

Michael Amaral

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 15:28

Olá!

Este é o meu primeiro post, mas não a primeira vez que acesso o site. Então primeiro agradeço, pois sempre que tenho dúvidas eu consigo achar a resposta ou pelo menos o caminho para a resposta aqui no site!

Fiz consulta em duas consultorias diferentes e nenhuma conseguiu me dar uma resposta direta e precisa, com bases legais sólidas, e até mesmo com respostas diferentes. Procurei aqui e também não achei nada muito definido.


A minha dúvida é a seguinte: meu cliente é um Motel, que faz venda de refeições prontas, drinks alcoolicos, refrigerante, água, sucos, etc. Resumindo, alimentação e serviço.

Ela adquire carne, arroz, óleo, sorvete, bebidas como cerveja e destilados.

Percebi pelo XML que a carne é normalmente tributada, e a consultoria disse que é isenta de PIS/Cofins. Já na legislação, Art. 08 da Lei 10.833, fala sobre crédito presumido destes materiais.

Afinal: A carne é isenta ou não? E na entrada de mercadoria isenta de contribuição, que será transformada em um produto tributado, não tem direito a crédito?

Agradeço a atenção!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.