x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 980

Ganho de Capital - Venda de Imóvel

Jacques de Oliveira Rocha Lima

Jacques de Oliveira Rocha Lima

Iniciante DIVISÃO 1, Oficial
há 11 anos Sexta-Feira | 29 março 2013 | 16:15

Boa tarde a todos,

Em 2009 vendi meu único imóvel para adquirir dois outros imóveis 1 mês após a venda do mesmo. Usufruí o direito de não pagar o imposto sobre o ganho imobiliário.

Hoje, Março de 2013, estou recebendo uma proposta para a venda de um desses imóveis(adquirido por R$ 160.000,00) por um valor bem mais elevado. O proponente deseja me pagar como título de sinal R$ 250.000,00 e após 6 meses mais uma parcela de R$ 250.000,00

Minha dúvida é: Como devo proceder em relação ao ganho de capital? E como preencher a declaração de IRPF.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Sábado | 30 março 2013 | 19:54

Boa noite Jacques

Com vistas a não alongar demasiada e desnecessariamente a resposta a seu questionamento, sugiro que promova o download do programa Ganhos de Capital 2013

Informe todos os dados solicitados (inclusive e principalmente o fato de ser vendido a prazo) responda corretamente a todas as perguntas e ao final você terá o valor exato do imposto de renda a ser pago.

Se persistirem dúvidas torne a entrar en contato.

...

Adriana Soares Dutra

Adriana Soares Dutra

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 11:31

Prezado Saulo, vendi um imóvel em setembro do ano passado, registrado como sala comercial, no valor de R$ 60.000,00. Este imóvel foi adquirido no ano de 2005 por R$20.000,00, sendo que fui atualizando seu valor, tendo declarado no IR de 2011 o valor de 50.000,00. Com estes valores preciso declarar ganho de capital? Em caso positivo, posso descontar o valor utilizado para quitar o financiamento da minha casa própria (havia um saldo devedor com a CEF no valor de 13.000,00)?
Desde já, obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.