x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.131

Atualização IRRF a recuperar

Everton

Everton

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 2 abril 2013 | 14:43

Boa Tarde!
No balanço da empresa tenho IRRF a recuperar, do ano de 2012. Posso recuperar esse imposto agora em 2013, porém, estou com dúvidas quanto a atualização desse imposto com a SELIC para preencher o PERDCOMP. Eu devo começar a atualização a partir de janeiro/2013, ou deveria ter sido atualizado a medida em que era contabilizado, conforme resgates da aplicação, em 2012?
Obrigado.

Amanda Santos

Amanda Santos

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 09:46

Bom dia Everton!

O Regulamento de IR diz o seguinte:

Art. 773. O imposto de renda retido na fonte sobre os rendimentos de aplicações financeiras de renda fixa e de renda variável ou pago sobre os ganhos líquidos mensais será:

I - deduzido do devido no encerramento de cada período de apuração ou na data da extinção, no caso de pessoa jurídica tributada com base no lucro real, presumido ou arbitrado;

Esses valores só podem ser atualizados pela Selic após o encerramento de cada período de apuração, seja ele trimestral ou anual. Se após sua apuração, por qualquer motivo restar saldo, você deve começar a atualizar e poderá compensar com outros tributos via Perdcomp.

Dica: o ideal é que essa compensação seja feita somente após o envio da DIPJ, pois é quando a Receita tem conhecimento desses valores, mas nada impede que você o faça antes.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.