x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 4.296

Comissão por prestação de serviço

Marcelo

Marcelo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 17:24

Meu cliente intermedia um serviço realizado por terceiro. No caso meu cliente chamado de A, pega o serviço de terceiro (B) que emite a NF com valor total por exemplo de R$ 1.000,00, e entrega no tomador (C), o tomador por sua vez para ao meu cliente (A) os R$ 1.000,00 através de depósito bancário este por sua vez transfere R$ 700,00 para o (B)e fica com os R$ 300,00 como comissão, minha dúvida é como posso proceder em relação aos tributos e contabilização?

Minha solução até o momento seria, o tomador (C) paga diretamente ao (B)e meu cliente emite uma NF serviço para o (B) para receber a comissão, mas aí terá bitributação, estou certo?

A vida é uma só, faça o melhor sempre!
Thiago Gustavo Ribeiro

Thiago Gustavo Ribeiro

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 10 abril 2013 | 08:45

Bom dia Marcelo!

Deste modo como você sugeriu não haverá bitributação, pois a empresa tomadora (C) pagará diretamente para empresa (B), onde está emitirá a Nota Fiscal ficando responsável pelo recolhimento.

Já a sua empresa (A) emitira uma Nota Fiscal de Serviço para a empresa (B) referente a esta intermediação, ficando a sua empresa responsável pelo recolhimento do tributo. Portanto não como são operações distintas não haverá a bitributação.

Nota: Caso a empresa para qual você emitiu a Nota Fiscal de Serviço referente a comissão pela intermediação deste negócio não seja PJ Imune, Isenta ou do Simples Nacional, você deverá reter 1,5% a título de IR.

Att.

"Ainda que haja noite no coração, vale a pena sorrir para que estrelas no coração" Arnaldo Padovani

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.