x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 958

Incorporação imobiliária

fatima albiero

Fatima Albiero

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 10 abril 2013 | 15:24

Boa tarde pessoal!

Estou com uma dúvida, será que alguém pode me ajudar? Seguinte.. estou comprando um terreno e vou construir um pequeno prédio, tudo com recursos próprios.Somente depois efetuarei a venda de algumas unidades.Que tipo de empresa devo criar? No Cnae 4120-4/00 ou 4110-7/00? Sendo que a primeira pode-se optar pelo simples e a segunda não! Como será a tributação na venda? Nao quero fazer no CPF pois com o CNPJ compro diretamente das fábricas e com custo menor.
Me ajudem por favor

Caio Cesar Fornaziere

Caio Cesar Fornaziere

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 10 abril 2013 | 15:52

Boa tarde Fatima

O CNAE 4120-4/00 é de Construção de Edificios e se enquadraria no Anexo IV do Simples Nacional, porém nele é impossivel a venda do imóvel, haja visto que se trata somente da prestação de serviço de obras.
O mais correto seria mesmo o CNAE 4110-7/00 de Incorporação, nele poderá vender imóveis.
De acordo com a Lei 9.249/85 a presunção 8% para IRPJ e 12% para CSLL que trata este artigo também será aplicado sobre a receita financeira da pessoa jurídica que explore atividades imobiliárias relativas a loteamento de terrenos, incorporação imobiliária, construção de prédios destinados à venda, bem como a venda de imóveis construídos ou adquiridos para a revenda, quando decorrente da comercialização de imóveis e for apurada por meio de índices ou coeficientes previstos em contrato.

De resto será PIS: 0,65% e COFINS 3,00%.


Att.

fatima albiero

Fatima Albiero

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 10:08

Bom dia Caio, obrigada pelo esclarecimento..mas as dúvidas continuam!
Ok faremos a incorporadora, tributada no presumido..mas todo o dinheiro que entrará na obra é do proprietário, então assim sendo,sobre o que vou calcular o imposto? somente na venda dos aptos?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.