x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 629

pis e cofins prestação de serviço

ARLINDO JOSE RIBEIRO

Arlindo Jose Ribeiro

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 13 abril 2013 | 09:59

Amigos!

Estou com a seguinte situação: Uma empresa que é revendedora de peças para implementos agrícolas e, ao mesmo tempo, é prestadora de serviços de manutenção de implementos agrícolas.
As mesmas peças que ela compra para a revenda também são usadas na prestação de serviço e, por consequência, as coisas acabam embolando o meio de campo.
Estou com dúvida de qual o processo correto em relação a créditos e débitos do PIS e COFINS.
Seria correto se efetuar a baixa do estoque, como baixa para aplicação em prestação de serviço, debitando o PIS e COFINS e, para estes mesmos registros, que em contrapartida, serão contabilizados na formação de custo da prestação de serviço, se creditar do PIS e COFINS? Ou simplesmente dar baixa do estoque sem débito, o que resultaria em que o crédito da compra para a revenda estaria anulando o débito das notas de prestação de serviço?
Se alguém tiver uma conhecimento sobre esta situação e se manifestar desde já eu agradeço.
Abraço.
Arlindo.

Levi Rouseff

Levi Rouseff

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 13 abril 2013 | 10:37

Bom dia Arlindo Jose Ribeiro, você debita o PIS/COFINS das compras efetuadas e credita-se nas vendas ou prestações de serviços efetuadas, de acordo com as notas fiscais, tanto de entrada como as que você emite.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.