x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 533

Imposto de renda é possível isto?

Alexandre de Deus Araujo Coelho

Alexandre de Deus Araujo Coelho

Iniciante DIVISÃO 1, Corretor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 20:37

Estou me formando este ano técnico em contabilidade, já procurei e não encontrei a resposta que fosse mais coerente com a realidade;
um amigo ganhou 375 mil reais e nunca teve nada e sempre declarou como isento ele recebeu uma comissão por efetuar uma intermediação, e a fonte declarou o pagamento no CPF dele, sei que ele tem que pagar 27,5% e recolher isto em 30 dias, porém ele pegou o dinheiro e comprou um imóvel por 350 mil reais a vista para sua família, a minha pergunta: ele vai prestar contas ao fisco como? e falou que como pode ele ser obrigado a recolher o tributo e deixar sua família sem teto? pois no litoral qualquer imóvel razoável e descente custa 320mil reais,ele pode alegar que o recolhimento não é justo quando ele precisa cuidar de sua família e dar a eles um lar? pois o governo não da moradia.e entrar com uma ação e recorrer o pagamento deste tributo?quais os danos que ele pode sofrer por ter agido sem pensar na lei e preservar a família?

Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 21:01

Alexandre, duas coisas são certas na vida a Morte e o Imposto de Renda.

Se ele não tinha nada, então não precisava de uma casa de 350 mil, poderia muito bem ter comprado uma de 200 mil, o leão não vai ter dó dele por isso, para se sincero o Leão não tem dó nem de quem esta investindo em uma boa educação ou na própria saúde ou da família.

Se ele não Pagar vai ter que parcela e se arrumar um advogado para não pagar vai acabar dando dinheiro para o advogado e não vai mudar muita coisa.

Um fato que você não citou é se a pessoa que pagou ele efetuou a Retenção na fonte de IR, se efetuou provavelmente ela não terá que pagar muita coisa.


Alexandre de Deus Araujo Coelho

Alexandre de Deus Araujo Coelho

Iniciante DIVISÃO 1, Corretor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 21:16

O pagador é pessoa física e não reteu nada, gostaria de saber se ele parcelando pagará multa? E qual será esta multa pelo valor do recebimento? e se vai pagar multa qual é a média das parcelas até porque ,o seu salário é abaixo de 1700 reais como autônomo. você sabe dizer como é calculado a parcela?
Obrigado pelo resposta acima, vou dar meus pêsames a ele.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.