x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 520

Maria

Maria

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 23 abril 2013 | 19:59

- No PGBL as contribuições efetivadas são dedutíveis da base de cálculo do imposto até o limite de 12% da renda brutal anual desde que a pessoa também seja contribuinte da previdência social. Porém, os valores resgatados ou recebidos a título de benefício são integralmente tributados. Este é o plano mais interessante para quem declara o IR pelo modelo completo, pagando assim menos imposto.

Isso quer dizer que se a pessoa ganha 200.000 tributáveis, e tem uma contribuição previdenciária privada de 12.000 anuais, posso usar os 12.000 nas deduções que estará correto? esta duvida ta me matando, estou insegura em usar a previdência.

Thiago Gustavo Ribeiro

Thiago Gustavo Ribeiro

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 23 abril 2013 | 23:23

Boa noite Maria!

Este é o plano mais interessante para quem declara o IR pelo modelo completo, pagando assim menos imposto.

Neste caso a declaração pelas deduções legais (completa) é mais vantajosa, pelo fato de que desconto da declaração simplificada fica limitado em R$ 14.542,60.

Isso quer dizer que se a pessoa ganha 200.000 tributáveis, e tem uma contribuição previdenciária privada de 12.000 anuais, posso usar os 12.000 nas deduções que estará correto?

Você poderá utilizar os R$ 12.000,00 pois o limite para dedução da previdência privada é de 20% dos rendimentos tributáveis.

200.000 (Rend. Tributáveis) x 20% = 24.000 limite para dedução

Att.

"Ainda que haja noite no coração, vale a pena sorrir para que estrelas no coração" Arnaldo Padovani

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.