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Trabalho e Previdência

Conselho Federal de Biomedicina define as atribuições do Biomédico em diversas atividades

Resolução CFBM 188/2010

30/12/2010 20:43:50

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RESOLUÇÕES 188, 189 E 190 CFBM, DE 10-12-2010
(DO-U DE 23-12-2010)

BIOMÉDICO
Exercício da Profissão

Conselho Federal de Biomedicina define as atribuições do Biomédico em diversas atividades

O CFBM – Conselho Federal de Biomedicina decidiu disciplinar as atribuições dos Biomédicos, separando as atividades de acordo com as seguintes Resoluções:

Resolução 188 CFBM

Respeitadas as atividades afins com outras profissões, é atribuição do Biomédico nas atividades de meio ambiente, segurança no trabalho, saúde ocupacional e responsabilidade social, dentre outras, realizar levantamentos e identificar processos de impactos, gerenciar projetos, coordenar equipes e participar de auditorias, inclusive exercendo funções de auditor líder, assegurar contínua pertinência, adequação e eficácia das ações nestas atividades e capacitar comunidades e trabalhadores, visando à melhoria destas atividades, através de programas destinados a essa finalidade.

Resolução 189 CFBM

São atribuições do profissional Biomédico, ser Responsável Técnico por empresas especializadas na prestação de serviço de controle de vetores (qualquer ser vivo que transmite doenças) e pragas urbanas (espécies de insetos ou animais que infestam os campos e cidades provocando danos à saúde), desde que tenha conhecimento didático, prático e treinamento específico na área.

Resolução 190 CFBM

São atribuições do Biomédico nos Serviços de Diálise:
a) monitoramento e prevenção dos riscos de natureza química, física e biológica inerentes aos procedimentos correspondentes a cada tipo de tratamento realizado nos Serviços de Diálise;
b) controlar, monitorar e garantir a qualidade do tratamento de água e do dialisato;
c) atuar, juntamente com a equipe multiprofissional, na elaboração das rotinas padronizadas, orientando e capacitando o pessoal para utilização segura dos saneantes e realização de limpeza e desinfecção das áreas e utensílios;
d) participar ativamente no Programa de Controle e Prevenção de Infecção e de Eventos Adversos e do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde;
e) elaborar manuais técnicos com fluxogramas e procedimentos operacionais pertinentes, bem como formulários próprios;
f) executar procedimentos de análises clínicas, observando os cuidados pré-analíticos, analíticos e pós-analíticos
Desta forma, tanto os profissionais como as empresas contratantes devem observar as normas para o exercício das atividades constantes das referidas Resoluções.

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