x

CONTEÚDO Legislações

adicionar aos favoritos

Distrito Federal

Estabelecimentos que comercializam GLP pesar os botijões e cilindros no momento da entrega do produto ao consumidor

Lei 4274/2009

08/01/2009 22:14:49

Untitled Document

LEI 4.274, DE 18-12-2008
(DO-DF DE 6-1-2009)

ESTABELECIMENTO COMERCIAL
Venda de Botijão de Gás

Estabelecimentos que comercializam GLP pesar os botijões e cilindros no momento da entrega do produto ao consumidor
Os estabelecimentos deverão colocar em local visível ao consumidor o peso bruto e o peso líquido dos botijões e cilindros. O descumprimento será punido com multa de 50 UFIR e se houver reincidência o valor será duplicado.

O PRESIDENTE DA CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL promulga, nos termos do § 6º do artigo 74 da Lei Orgânica do Distrito Federal, a seguinte Lei, oriunda de Projeto vetado pelo Governador do Distrito Federal e mantido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Art. 1º – Os estabelecimentos que comercializam Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) ficam obrigados, na ocasião da venda, a comprovar o peso do botijão ou cilindro que estiver sendo entregue ao consumidor e do mesmo modo verificar o peso do botijão ou cilindro recolhido em substituição.
§ 1º – Para efeito do disposto no caput, considera-se botijão o invólucro de 13 Kg de GLP e cilindros que contêm 45 e 90 kg de GLP.
§ 2º – A aferição do peso será efetuada à vista do consumidor, devendo os estabelecimentos mencionados no caput, bem como os veículos distribuidores em domicílio, dispor de balança para o fiel cumprimento desta Lei.
Art. 2º – Constatada a existência de diferença a menor entre o conteúdo e a quantidade líquida expressa no botijão ou cilindro, o consumidor fará jus ao abatimento correspondente no preço do produto no ato do pagamento.
Parágrafo único – Os estabelecimentos que comercializam Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) deverão colocar, em local visível ao consumidor, o peso bruto e o peso líquido dos botijões e cilindros de que trata esta Lei.
Art. 3º – O descumprimento desta Lei será punido pela autoridade administrativa do Distrito Federal com multa de 50 (cinqüenta) UFIR, valor duplicado na reincidência, sem prejuízo das sanções administrativas elencadas no artigo 56 da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, e das infrações de natureza civil, penal e outras definidas em normas específicas.
Art. 4º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 5º – Revogam-se as disposições em contrário. (Deputado Alírio Neto – Presidente)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.