x

CONTEÚDO Legislações

adicionar aos favoritos

Santa Catarina

Decreto 2533/2004

04/06/2005 20:09:48

Untitled Document

DECRETO 2.533, DE 7-10-2004
(DO-SC DE 7-10-2004)

OUTROS ASSUNTOS ESTADUAIS
BAR, RESTAURANTE E SIMILAR
Informação Nutricional

Regulamenta a Lei 12.774, de 1-12-2003 (Informativo 50/2003), que obrigou as redes de refeições rápidas a informar a seus clientes a quantidade de valor calórico e nutricional contida nas suas refeições.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, usando da competência privativa que lhe confere o artigo 71, III da Constituição do Estado, DECRETA :
Art. 1º – Fica regulamentada a Lei nº 12.774, de 1º de dezembro de 2003, que dispõe sobre a obrigação das redes de refeições rápidas de opções restritas, estabelecidas no Estado de Santa Catarina, a informar a seus clientes a quantidade de valor calórico e nutricional contida nas suas refeições.
Art. 2º – Para efeito do presente Decreto os termos e expressões a seguir são assim definidos:
I – refeições rápidas são lanches, sanduíches, calzzones e mini-pizzas, servidos em rede de refeições rápidas de opções restritas, lojas ou locais especializados;
II – rotulagem nutricional é toda descrição destinada a informar ao consumidor sobre as propriedades nutricionais de um alimento, compreendendo:
a) a declaração de valor energético e nutrientes;
b) a declaração de propriedades nutricionais;
III – valor energético é a soma da energia dos carboidratos, proteínas e gordura;
IV – declaração de nutrientes é a relação ou enumeração padronizada do conteúdo de nutrientes de um alimento;
V – nutriente é qualquer substância química consumida normalmente como componente de um alimento que:
a) proporciona energia, e/ou;
b) seja necessária ou contribua para o crescimento, desenvolvimento e a manutenção da saúde e da vida, e/ou;
c) cuja carência possa ocasionar mudanças químicas ou fisiológicas características;
VI – declaração de propriedade nutricional se constitui em qualquer apresentação que afirme, sugira ou implique que um produto possui propriedades nutricionais particulares, especialmente, mas não somente, em relação ao seu valor energético e conteúdo de proteínas, gorduras, carboidratos e fibra alimentar, assim como ao seu conteúdo de vitaminas e minerais;
VII – carboidratos ou hidratos de carbono ou glicídios são todos os mono, di e polissacarídeos, incluídos os polióis presentes no alimento, que são digeridos, absorvidos e metabolizados pelo ser humano;
VIII – açúcares são todos os monossacarídeos e dissacarídeos presentes em um alimento que são digeridos, absorvidos e metabolizados pelo ser humano. Não se incluem os polióis;
IX – fibra alimentar é qualquer material comestível que não seja hidrolisado pelas enzimas endógenas do trato digestivo humano;
X – gorduras ou lipídeos são substâncias de origem vegetal ou animal, insolúveis em água, formadas de triglicerídeos e pequenas quantidades de não glicerídeos, principalmente fosfolipídeos;
XI – gorduras saturadas são os triglicerídeos que contém ácidos graxos sem duplas ligações, expressos como ácidos graxos livres;
XII – gorduras trans são os triglicerídeos que contém ácidos graxos insaturados com uma ou mais dupla ligação trans, expressos como ácidos graxos livres;
XIII – proteínas são polímeros de aminoácidos ou compostos que contenham polímeros de aminoácidos;
XIV – lanches e sanduíches é o conjunto de duas fatias de pão, entre os quais se põe outra de carne, presunto, queijo, salame, etc.
Art. 3º – Será admitida uma tolerância acima de 20% (vinte por cento) em relação aos valores de nutrientes declarados no rótulo.
Art. 4º – O tamanho das letras e números da Rotulagem Nutricional, não pode ser inferior a 1cm quando declarada em painéis e de 2 mm quando declarada nas embalagens.
Art. 5º – A informação nutricional deverá ser quantitativa e expressa por unidade de produto, na forma do modelo em anexo.
Art. 6º – Este Decreto entrará em vigor 120 (cento e vinte) dias após sua publicação. (Luiz Henrique da Silveira – Governador do Estado)

ANEXO
MODELO DE ROTULAGEM NUTRICIONAL

a) Modelo Vertical

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Peso total:

Quantidades

% VD(*)

Valor energético

...Kcal = KJ

 

Carboidratos

g

 

Proteínas

g

 

Gorduras totais

g

 

Gorduras saturadas

g

 

Gorduras trans

g

(não declarar)

Fibra alimentar

g

 

Sódio

mg

 

Vitaminas

mg ou ug

 

Minerais

mg ou ug

 

(*) % Valor Diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

b) Modelo Horizontal

 

Quantidades

% VD (*)

Quantidades

% VD (*)

INFORMAÇÃO
NUTRICIONAL
Peso total:

Valor energético ...kcal = ...kJ

 

Gorduras trans ...g

 

Carboidratos ...g

 

Fibra alimentar ...g

 

Proteínas ...g

 

Sódio ...mg

 

Gorduras totais ...g

 

Vitaminas ...mg ou ug

 

Gorduras saturadas ...g

 

Minerais ...mg ou ug

 

(*) % Valor Diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.