x

Pedir salário com números precisos é a melhor opção, diz professor da Columbia

Negociar um salário de R$ 7.565 poderá até soar estranho para o entrevistador, mas pode ser que dê certo. Segundo pesquisadores da Columbia Business School.

17/06/2013 09:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Pedir salário com números precisos é a melhor opção, diz professor da Columbia

Negociar um salário de R$ 7.565 poderá até soar estranho para o entrevistador, mas pode ser que dê certo. Segundo pesquisadores da Columbia Business School, ao trocar os números arredondados pelos precisos as chances de receber uma contraoferta aumentam.

A explicação, de acordo com Malia Mason, líder do estudo, é porque negociar com precisão levará a outra parte a acreditar que a pessoa tenha feito alguma investigação sobre o número e por isso optou por ele.

Na prática, ao dizer para alguém que há 53 pessoas em um auditório, quando seria mais comum afirmar que há 50, o ouvinte pode acreditar que aconteceu uma contagem.

Mason, que dá aulas de negociações gerenciais na Columbia, explicou ao site "Business Insider" que em resumo quanto mais preciso o número, maior a probabilidade de parecer estar correto.

Em um experimento, o professor pediu para 130 pessoas negociarem o preço de um carro usado. O resultado foi que aqueles que optaram por um preço redondo acabaram pagando U$ 2963 mais do que os deram opções mais específicas sobre o valor desde o início.

O estudo será publicado na edição de julho do "The Journal of Experimental Social Psychology".

Fonte: Folha de São Paulo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.