No mesmo período do ano passado, as vendas foram impulsionadas pela decisão do governo federal de isentar a cobrança do tributo para carros de até 1.000 cilindradas e reduzir de 11% para 5,5% a alíquota para carros de 1.000 a 2.000 cilindradas nos modelos flex.
Desde o começo deste ano, porém, o governo cobra 2% de IPI para veículos de até 1.000 cilindradas e 7% para motores de 1.000 a 2.000 cilindradas flex. Os percentuais seriam reajustados a cada trimestre, no entanto, o governo recuou da medida para manter a economia aquecida.
Funk não informou em quanto poderá ser a redução de vendas, mas defendeu que o governo mantenha a alíquota de cobrança do IPI baixa para evitar desequilíbrios no setor. Ele participou de um evento da marca nesta terça-feira (18) em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo).
Segundo a assessoria de imprensa da Volks, não se trata de queda das vendas de veículos, mas sim de "crescimento menor".
No segundo semestre de 2012, a Volkswagen comercializou 431.971 veículos, segundo dados da Fenabrave (federação nacional das distribuidoras de veículos). Ao longo de todo o ano, foram 768.338 unidades. Já nos cinco primeiros meses de 2013, as vendas foram de 269.254 veículos.
Fonte: Folha de São Paulo