x

Sefaz-SP publica novas orientações de alíquota do ICMS nas compras em outros estados

As empresas que atuam com materiais ou mercadorias localizadas em outros Estados deverão aplicar a alíquota interna do seu Estado na venda para companhias localizadas em São Paulo.

27/06/2013 08:22

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Sefaz-SP publica novas orientações de alíquota do ICMS nas compras em outros estados

As empresas que atuam com materiais ou mercadorias localizadas em outros Estados deverão aplicar a alíquota interna do seu Estado na venda para companhias localizadas em São Paulo, quando a compra se destinar ao emprego em atividade não sujeita ao ICMS, e a interestadual (4% ou 12%), quando para emprego em atividade sujeita à incidência do imposto. As novas regras constam na Decisão Normativa CAT nº 1/2013, publicada pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo - Sefaz-SP no Diário Oficial do Estado no dia 14 de junho de 2013.
 
Para o presidente do Sindcont-SP, Victor Domingos Galloro,  “a alíquota a ser empregada pelo fornecedor remetente para a aquisição de materiais ou mercadorias, a serem utilizados em atividades sujeitas ao ICMS, deverá ser interestadual”. Na eventualidade de movimentação entre os estoques desses itens já registrados, a empresa adquirente deverá efetuar os seguintes ajustes: para mercadoria ou material recebido para ser utilizado em atividade não sujeita ao imposto estadual, mas que acabou destinado à atividade sujeita ao ICMS, a companhia poderá tomar o  crédito correspondente a essa entrada, até o limite referente à aplicação da alíquota interestadual; e para mercadoria ou material recebido para utilização em atividade pertinente ao ICMS, mas que acabou destinado à atividade não sujeita a esse imposto estadual, a empresa deverá estornar o crédito eventualmente tomado quando da respectiva entrada em seu estabelecimento, sem recolhimento de diferencial da alíquota.
 
Paulo Prendes, .edição deLenilde De León
 
Fonte: de Léon Comunicações





Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.