O Grupo Troiano de Branding, que presta consultoria sobre marcas para empresas, fez uma pesquisa com empresas brasileiras sobre quanto valem economicamente suas marcas e constatou que apenas 22% conhecem o seu valor.
O levantamento foi feito no período entre maio e junho deste ano, com 50 presidentes e diretores-executivos. Das empresas consultadas, 60% faturam mais de R$ 300 milhões por anos.
Segundo os dados da pesquisa, 9% das empresas já realizam esse tipo de avaliação com frequência, enquanto 13% fazem esporadicamente. Apesar de não ser um número desejado, essas taxas representam um avanço em relação a 2008, cujos índices foram de 2% e 8%, respectivamente.
Apesar do aumento, a diretora-geral da empresa, Cecília Russo, afirma que esse número ainda é pouco e que a tendência é aumentar esse tipo de avaliação.
Comparando 2008 a este ano, os líderes de companhias acreditam que as marcas são suas principais ferramentas de negócios. Por isso, o índice cresceu de 71% para 81% até o momento.
Para Jaime Troiano, diretor-presidente da consultoria, a marca é o principal diferencial dos concorrentes, já que os produtos tornaram-se cada vez mais parecidos.
Fonte: Folha de São Paulo