x

Pedidos de falência caem 9% no semestre, informa Serasa

No primeiro semestre deste ano, 885 empresas pediram falência no país, número 9,2% menor que os 975 pedidos registrados no mesmo período do ano passado, de acordo com a Serasa Experian.

04/07/2013 09:58

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Pedidos de falência caem 9% no semestre, informa Serasa

No primeiro semestre deste ano, 885 empresas pediram falência no país, número 9,2% menor que os 975 pedidos registrados no mesmo período do ano passado, de acordo com a Serasa Experian.

Dos 885 requerimentos, 528 (60%) foram feitos por micro e pequenas empresas. No mesmo período do ano passado, 529 MPEs pediram falência. Entre as companhias médias, os requerimentos caíram de 286 para 226 e, entre as grandes, diminuíram de 160 para 131.

A queda nos pedidos entre as médias e grandes empresas deve-se ao maior conservadorismo dessas companhias na gestão financeira por causa do aumento da inflação, dos juros e des custos como os salários, além da tímida recuperação da atividade econômica. As micro e pequenas empresas sofreram mais com esse cenário e a atitude mais seletiva das instituições financeiras na concessão crédito tornou mais difícil o ambiente para as MPEs, de acordo com a Serasa.

Recuperações

Ao contrário dos pedidos de falência, os de recuperação judicial aumentaram 16,5%, para 460, no período, ante 395 no primeiro semestre de 2012. Entre as MPEs o número subiu de 202 para 252; entre as médias cresceu de 129 para 136 e, entre as grandes, aumentou de 64 para 72.

Os pedidos de recuperação tendem a aumentar em momentos em que as empresas tentam renegociar dívidas. Para a Serasa, parte das empresas se endividou em dólar e agora, frente à valorização da moeda, estão devendo mais em reais. 'Isso afeta, principalmente, médias e grandes empresas', disse a Serasa, em nota.

Foram decretadas 336 falências no primeiro semestre deste ano, queda de 1,5% em relação ao mesmo período de 2012. A Serasa ressalta que as falências decretadas não refletem a conjuntura, uma vez que muitas decisões judiciais demoram até dois anos para serem expedidas. Entre as micro e pequenas empresas, as falências decretadas diminuíram de 341 para 336; entre as médias, aumentaram de 54 para 65 e, entre as grandes, cresceram de 11 para 14.

O levantamento da Serasa Experian é feito a partir das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da empresa, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos Estados.

Fonte: Valor Online

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.