x

Contra inflação, governo avalia baixar imposto de importação do aço

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou nesta sexta-feira (5) que o governo está avaliando a possibilidade de baixar o imposto de importação de insumos importados ...

06/07/2013 19:13

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Contra inflação, governo avalia baixar imposto de importação do aço

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou na sexta-feira (5) que o governo está avaliando a possibilidade de baixar o imposto de importação de insumos importados, como aço, fertilizantes, produtos químicos, vidro e painéis, entre outros, nos próximos meses.

O objetivo, segundo ele, seria o de evitar pressões inflacionárias. "No ano passado, elevamos a alíquota de importação de vários insumos, como aço, fertilizantes, produtos químicos, para dar uma proteção para que o produtor brasileiro pudesse competir no nosso mercado com o importado. Isso ocorreu e as empresas estão indo bem", lembrou o ministro, acrescentando que os produtores brasileiros destes insumos se comprometeram a não elevar os preços.

Desde então, acrescentou Mantega, dois fenômenos aconteceram: alguns produtores acabaram elevando seus preços e, também, as turbulências causadas pelo Federal Reserve (o BC norte-americano, que sinalizou o encerramento dos estímulos até o fim deste ano) que levaram à alta do dólar no Brasil e no mundo."Não sabemos em que patamar o dólar vai se fixar. O dólar está flutuando. Neste momento, ele está mais valorizado do que estava naquela época. Isso acaba criando uma defesa natural [para as empresas brasileiras, pois os importados ficam mais caros e as exportações se tornam mais baratas]", declarou o ministro. Segundo ele, a equipe econômica vai observar o comportamento do dólar e, "eventualmente", diminuir o imposto de importação proporcionalmente à subida da moeda norte-americana. "Caso não venhamos a fazer isso, poderá ter pressão inflacionária, havendo aumento de preços nos produtos com insumos básicos", explicou Mantega a jornalistas.

O ministro acrescentou que, de imediato, nada será feito. "Tudo isso está sendo feito em discussão com o setor [de insumos nacionais]. Será planejado para que o setor possa continuar na trajetória em que está atualmente [de crescimento]. Será feito com cuidado e com calma para não atrapalhar o setor".

Fonte: G1

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.