x

Brasil foi "grande alvo" de espionagem dos EUA pela web, diz jornal

Segundo reportagem, NSA teria monitorado ligações e e-mails em nosso país durante a última década. Governo diz receber notícia com "grave preocupação".

08/07/2013 10:59

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Brasil foi "grande alvo" de espionagem dos EUA pela web, diz jornal

O Brasil também foi alvo de monitoramento da Agência Nacional de Segurança dos EUA (a NSA), segundo reportagem publicada neste domingo, 7/7, pelo jornal O Globo, com ajuda do jornalista Glenn Greenwald, responsável pela publicação inicial do caso no The Guardian.

De acordo com o jornal, que cita documentos fornecidos pelo ex-funcionário da NSA, Edward Snowden, atualmente em fuga pelo mundo, o Brasil foi o segundo país mais espionado no na América, ficando atrás apenas dos EUA.

“Grande alvo”

A NSA teria monitorado e-mails de empresas e pessoas, além de ligações telefônicas, no nosso país durante a última década. Segundo Greenwald, o Brasil seria “um grande alvo” da espionagem feita pelos EUA, juntamente com outros países, como China e Rússia.

Apesar de usar esse termo, “grande alvo”, o jornal não informou o número de dados brasileiros monitorados pela Agência Nacional de Segurança dos EUA.

Empresas parceiras

O Globo também relata que parte desse acesso às informações no Brasil teria sido obtida através da cooperação de empresas dos EUA que são parceiras de teles brasileiras. No entanto, nenhum nome foi revelado.

“Grave preocupação”

De acordo com a Agência Brasil, o governo brasileiro recebeu a notícia com “grave preocupação” e já solicitou esclarecimentos ao embaixados dos Estados Unidos no Brasil e por meio da embaixada do país em Washington, capital dos EUA.

Fonte: Idgnow

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.