x

Controle gastos e quite suas dívidas até o final do ano

De acordo com os economistas do Serasa Experian, é necessário começar o controle financeiro já nas férias de julho.

10/07/2013 15:09

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Controle gastos e quite suas dívidas até o final do ano

Para quem está tentando colocar a vida em dia desde o começo do ano e ainda não conseguiu, não precisa se desesperar. O segundo semestre do ano parece ser um bom período para isso. Para os econonistas da Serasa Experian, o controle financeiro já deve começar nas férias de julho.

Para quem resolveu viajar nas férias, é preciso ficar atento com os gastos com alimentação, transporte, compras, passeios turísticos e outros imprevistos que possam acontecer. Por isso, o consumidor precisa se planejar e fazer as contas incluindo todas as despesas, para depois saber se é viável ou não viajar.

O segundo semestre desse ano pode ser um período melhor para poupar, pois terá menos datas comemorativas e feriados prolongados que o primeiro semestre. Assim, é bom para aproveitar a folga das despesas em alguns meses para diminuir as parcelas de um financiamento ou quitar dívidas, por exemplo.

É recomendado não antecipar o 13º salário no segundo semestre para não gastá-lo com novas compras. Os economistas recomendam reservar este recurso para despesas extras no início do próximo ano, como IPTU, IPVA, cartão de crédito, matrícula e material escolar.

Outra opção para esse semestre é aproveitar para renegociar seus débitos, caso esteja inadimplente. Para isso, é necessário organizar as dívidas a serem pagas, começando por aquelas com juros mais altos. Os economistas da Serasa lembram que nessa época do ano se intensificam as campanhas de regularização de pendências e, portanto, é uma boa oportunidade para o consumidor renegociar as dívidas, aproveitando os descontos e vantagens oferecidas pelas empresas.

Fonte: Infomoney

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.