x

Para evitar fraudes, INSS toma algumas medidas

Alteração da regra do empréstimo é uma das mudanças, feita para evitar abusos cometidos por beneficiários do sistema.

18/07/2013 13:29

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Para evitar fraudes, INSS toma algumas medidas

Tentando evitar novas fraudes e abusos cometidos por beneficiários do sistema, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) mudou o critério que regulamenta procedimentos relativos à solicitação de um segundo empréstimo consignado.

Além disso, a mudança também tem como objetivo evitar o endividamento do segurado, por práticas de denúncias indevidas, envolvendo as operações de empréstimos consignados. A instituição, também pretende bloquear a contratação de novos empréstimos, quando for realizada a TBM (Transferência do Benefício em Manutenção), para aumentar a segurança na realização de operações de empréstimos consignados.

A nova resolução, divulgada no DOU (Diário Oficial da União) na semana passada, suspende os descontos das parcelas de empréstimo consignado, permanecendo bloqueada a margem consignada durante o período de apuração da denúncia alegada pelo beneficiário.

Em caso de irregularidade nos contratos, a instituição deverá providenciar a exclusão dos contratos e a devolução dos valores consignados indevidamente. Mas, se não houver irregularidade, os descontos serão restabelecidos, de acordo com o registro original do contrato.

Fonte: Infomoney

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.