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Como entender e reter jovens talentos.

Geração Y - jovens nascidos após 1980 - são bem diferentes da Geração X, referência para muitos profissionais de Recursos Humanos, e é difícil agradá-los.

23/07/2013 16:33

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Como entender e reter jovens talentos.

Geração Y - jovens nascidos após 1980 - são bem diferentes da Geração X, referência para muitos profissionais de Recursos Humanos, e é difícil agradá-los. Planos de carreira, estabilidade e bons seguros de saúde já não são suficientes para mantê-los nas empresas. Os gestores vem tentando desvendar os segredos para cativar esse novo perfil profissional, mas a tarefa pode ser mais simples do que parece.

Grande parte desses jovens têm dificuldade em se manter em um emprego e respeitar a hierarquia imposta nas empresas. Não há disposição para fechar um acordo de longo prazo com pequenos ganhos, eles procuram crescimento rápido. A solução então é conquistar a confiança desse colaborador e engajá-lo na cultura da empresa, construindo algo que tenha a ver com a visão dessa nova geração.

Esse jovem não tem o sentimento de coletividade como um forte, e tende a priorizar o crescimento pessoal acima das necessidades organizacionais. Por isso, é importante criar o sentimento "fazer parte" da companhia, ou seja, fazer com que ele se sinta parte indispensável de um time, que entenda o seu papel no resultado do trabalho em grupo.

Esses profissionais também não podem se sentir estagnados. Acostumados com as inovações tecnológicas e com a velocidade da internet, eles precisam sentir que estão em constante crescimento e que algo novo sempre pode acontecer.Constantemente conectados, não admitem problemas com internet, proibição de redes sociais e equipamentos ultrapassados no mercado de trabalho. O investimento em tecnologia é prioridade para eles.

Um plano de benefícios que esteja de acordo com a visão desses trabalhadores ajuda a mantê-los felizes e engajados. Descontos em academias, SPA’s, restaurantes naturais e farmácias são vistos como umplusdesejável por estes profissionais.

Além disso, alternativas como flexibilidade de horários e de espaço, são, para eles, as mais importante, afinal, otrânsito é um inimigo real no ambiente corporativo e por serem ansiosos e prezarem qualidade de vida, esse jovens literalmente odeiam perder tempo parados. Sair de casa fora do horário de rush ou poder trabalhar de casa (home office) são soluções que mais os agradam.

Lidar profissionalmente com o jovem da Geração Y não é algo tão simples, mas se os canais de comunicação estiverem abertos e o diálogo for incentivado a relação fica muito mais fácil.

Fonte: Voce RH.

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