De acordo com informações do Serasa Experian, entre janeiro e junho deste ano, o número de tentativas de fraudes contra os consumidores brasileiros ultrapassou 1 milhão de ocorrências. Só no primeiro semestre do ano, ocorreram 1.007.606 tentativas, contra 989.678 casos.
Os setores que são alvos das tentativas de fraudes são o de telefonia, com 400.913 tentativas e o de serviços, com 320.711 registros, liderando as ocorrências.
Outros setores como bancos e financeiras, varejo e outros serviços apresentam um baixo índice de tentativas de fraude, com 19%, 8% e 2%, respectivamente.
"Os golpistas costumam até comprar telefone para ter um endereço e comprovar residência, por meio de correspondência e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, além de cartões de crédito e fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas", relata a Serasa.
Consumidores que tiveram seus documentos roubados também tem mais propabilidades de serem vítimas de fraudes.
Por isso, a orientação do Serasa para as pessoas que forem vítimas de roubo, perda ou extravio de documentos, é para se cadastrar no site e registrar o ocorrido. Logo depois, o consumidor deve fazer um boletim de ocorrência.
Fonte: Infomoney