x

Etiqueta empresarial: do presidente ao office-boy

Desenvolver e cultivar boas atitudes no ambiente de trabalho é uma necessidade que envolve todo o seu corpo funcional, diz o especialista Ricardo Barbosa.

30/07/2013 09:26

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Etiqueta empresarial: do presidente ao office-boy

O que você entende por etiqueta empresarial? Com a resposta Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Coinsulting: “Um conjunto de cerimônias usadas no trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação, bom comportamento, convenções sociais, ética profissional e prescrições oficiais”. 


Quanto ao seu objetivo, Barbosa diz que a etiqueta empresarial busca reduzir, ao mínimo, os conflitos, preconceitos, atritos, dúvidas, suspeitas e mal entendidos entre o público e as organizações, criando um clima de conhecimento, compreensão, confiança, cooperação e parceria entre as partes que se relacionam.

Empresários locais comungam da ideia defendida por Barbosa, o qual tomou como exemplo um estudo da universidade norte-americana de Havard que mostra que dois terços das demissões nas empresas são causadas por dificuldades de relacionamento com os colegas, demonstrando a falta que faz a etiqueta empresarial.

Conduta

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, no mundo empresarial é fundamental dominar as regras de conduta e relacionamento. Pontualidade nos compromissos é uma de suas características principais. Outra preocupação sua é respeitar as crenças e os costumes de seus interlocutores. 
 
“Hoje, na era da globalização, temos que estar preparados para dialogar com o mundo”, destaca o empresário, que também ressalta a importância de se familiarizar com a cultura dos países com os quais a empresa pretende manter relações, sobretudo para quem trabalha com importação e exportação”.

No meio empresarial, segundo Antonio Silva, não é diferente. Segundo ele, a ética e conduta adequada devem ser basilares. “Saber se apresentar e tratar as pessoas é regra número um para quem busca ser bem sucedido na ampliação de relacionamentos e negócios, observando sempre a relação ganha-ganha e o bem coletivo”, ressaltou o empresário.

Já o presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Marcos Fermanian, lembra que a responsabilidade social também faz parte da etiqueta no mundo executivo. “Etiqueta empresarial ao meu ver é ter responsabilidade com a sociedade e respeito ao consumidor. Ter uma postura de conduta ética junto a sociedade e aos órgãos de Governo, principalmente de transparência é fundamental”, destacou. 

Tal posicionamento reforça o entendimento de Barbosa, para quem a etiqueta empresarial se resume à capacidade de escolher o comportamento correto perante o convívio social dentro de uma empresa, para que se alcance o sucesso nas relações de negócios e para que se estabelecerão relações sólidas entre os clientes e colaboradores. 

Valores humanos

Atuando há mais de 20 anos com treinamentos empresariais, a mestre em educação e ex-diretora do Sebrae, Maria José Alves, disse que as boas relações no ambiente executivo nunca foram tão exigidas como nos dias atuais. Maria, porém, ressalta que antes de seguir qualquer regra de comportamento, o empresário deve atuar com ética e valores humanos. 

“Você é uma marca S/A. É um produto. De nada vai adiantar você usar as regras da etiqueta, se não tiver autenticidade. Se você não é daquele jeito, ficará parecendo um robô. A etiqueta  veio apenas para somar com a postura que a pessoa deve ter no dia a dia. No fim, esta é a imagem que você deixa”, esclareceu. 

A especialista em educação empresarial percebe que ao longo dos anos, o setor empresarial passou a valorizar mais as questões de imagem e consegquentemente de comportamento e etiqueta. Mas a modernidade também trouxe algumas “armadilhas” para o empresário. 

“O uso do celular é algo complicado hoje. Basta você observar as imagens de qualquer reunião, evento ou palestra que vai ver diversas pessoas digitando no celular. Se você está em uma reunião ou workshop, deve se concentrar totalmente naquilo”, aconselha.

Em agosto, Maria vai comandar o curso “Etiqueta para negócios”, promovido pela MJA Treinamentos. Mais Informações podem ser obtidas por contato no endereço de email [email protected]

Fonte: UOL

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.