x

Carga tributária embutida nos presentes para o Dia dos Pais chega até 78,43%

De acordo com um levantamento do IBTP divulgado hoje, os preços dos produtos ficam mais altos nessa época do ano por causa de uma maior procura e, com isso, a carga tributária embutida nos presentes fica na média de 40% do preço final.

30/07/2013 15:42

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Carga tributária embutida nos presentes para o Dia dos Pais chega até 78,43%

Comemorado este ano no dia 11 de agosto, o Dia dos Pais é uma das datas comemorativas em que o comércio lucra mais.

De acordo com um levantamento do IBTP (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) divulgado hoje, 30, os preços dos produtos ficam mais altos nessa época do ano por causa de uma maior procura e, com isso, a carga tributária embutida nos presentes fica na média de 40% do preço final.

O IBTP concluiu que, os itens importados e eletrônicos são os produtos mais consumidos nessa época e, por sua vez, contêm uma indicência maior de tributos.

Quem estiver pensando em presentear o pai com um perfume importado, por exemplo, desembolsará 78,43% do valor deste item somente para o pagamento de tributos. Caso opte por um garrafa de vinho, a carga tributária é de 54,73%; o relógio de 53,14%; e o barbeador elétrico, de 48,11% de impostos. Mas se a escolha for um moto acima de 250 cilindradas, o tributo corresponde a 64,65% do valor do veículo; no caso de um pacote de TV por assinatura, representa 46,12% do total.

Segundo a advogada tributarista e vice-presidente do IBTP, Letícia mary Fernandes do Amaral, muitos consumidores já têm a oportunidade de saber a carga tributária embutida no preço final dos produtos e serviços. A lei, em vigor desde o dia 10 de junho de 2013, obriga todas as empresas do País a trazer esta informação nos documentos fiscais ou em local visível ao consumidor.

Fonte: Infomoney

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.