x

Erros que um bom investidor não deve cometer

Não há uma regra para se tornar um bom investidor. De acordo com o articulista Morgan Houstel, do site Motley Fool, no começo, é mais importante entender como evitar os erros comuns para garantir performances acima do mercado.

01/08/2013 13:39

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Erros que um bom investidor não deve cometer

Não há uma regra para se tornar um bom investidor. De acordo com o articulista Morgan Houstel, do site Motley Fool, no começo, é mais importante entender como evitar os erros comuns para garantir performances acima do mercado.

Portanto, abaixo segue os os erros mais comuns que devem ser evitados:

1. Falta de diversificação

Ao diversificar, você proteje sua carreira de fortes oscilações de um início ativo, que pode influenciar negativamente o seu portfólio.
Após uma análise dos pesquisadores Willian Goetzmann, da universidade de Yale, e Alok Kumar, da universidade do Texas, sobre o desempenho dos portfólios de 60 mil investidores por seis anos, concluíram que as carteiras menos diversificadas perfomavam em média 2,40% abaixo das mais variadas.

2. Trocar de investimento muito rapidamente

Os altos custos de trocar de investimento devem fazer as pessoas pensarem seriamente antes de realizar a troca, pois é muito perigoso para a saúde financeira.
Normalmente, os investidores costumam superstimar suas habilidades, se convencendo de que podem superar o mercado trocando ativamente quando, na verdade, ele têm poucas chances.

3. Planejar para o longo prazo mas reagir ao curto prazo

A maioria das pessoas costuma investir para alcançar metas no futuro, como uma aposentadoria tranquila, uma casa nova ou uma viagem, mas acaba reagindo a problemas no curto prazo.
É importante ficar atento aos desdobramentos de seus investimentos e entender o que acontece no mercado. No entanto, se os papéis que você comprou são confiáveis e você pensou no longo prazo, não precisa se preocupar se a bolsa teve um mês ruim ou se o seu investimento nao foi tão bem na última semana.

4. Fazer as perguntas erradas

Muitas pessoas se perguntam quais ações devem comprar. O que elas não pensam, no entanto, é que muitas delas não deviam comprar ações, mas sim investir em fundos, por exemplo.
Outra pergunta comum é sobre como o mercado está performando no dia, no entanto, o mais importante seria saber como isso afeta os seus investimentos no longo prazo.
De acordo com o articulista, ao invés de pensar qual é o potencial de seus investimentos para crescer, as pessoas deveriam se preocupar com quanto risco ainda pode suportar.

Fonte: Infomoney

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.