x

INSS amplia prazo para beneficiário provar que está vivo

Prazo terminava este mês de agosto, mas um terço dos 30 milhões de beneficiários ainda não atendeu ao chamado

09/08/2013 08:31

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
INSS amplia prazo para beneficiário provar que está vivo

SÃO PAULO - Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS) terão mais seis meses de prazo para comparecer pessoalmente aos bancos onde recebem os benefícios e comprovar que estão vivos.


O novo prazo para as instituições financeiras pagadoras de benefícios concluirem a renovação de senhas irá até o dia 28 de fevereiro de 2014. O prazo anterior iria até o fim de agosto deste ano.

Os segurados estão sendo convocados para comparecer pessoalmente à agência bancária onde recebem seu benefício para comprovar que estão vivos e renovar a senha. 

O INSS anunciou a prorrogação do prazo porque dos 30,7 milhões de beneficiários, 9,4 milhões ainda não atenderam à convocação dos bancos.

O processo de comprovação de vida de aposentados e renovação de senha dos beneficiários do INSS está sendo feito para combater fraudes.

Somente os benefícios que comprovarem que estão vivos e renoverem suas senhas pessoalmente poderão continuar recebendo os pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. 

"A prova de vida é um importante procedimento no combate a fraudes e inconsistências no pagamento de benefícios", afirma Wilson Levorato, vice-presidente da Federação Brasileira de Bancos. "Os bancos investiram e empenharam todos os esforços para que o processo transcorra de forma organizada, sem causar transtornos à população".

Como apresentar prova de vida e renovar a senha do INSS:

1) Quais documentos são necessários para a realização da renovação de senha e prova de vida?
Documento de identificação com foto e de fé pública (ex: Carteira de identidade, Carteira de trabalho, CNH, entre outros)

2) A Prova de Vida e Revalidação da Senha também pode ser feito por procuração?
Sim, desde que o Procurador tenha sido previamente nomeado pelo INSS.

3) Se o aposentado não puder ir até a agência por motivo de doença ou por problemas de locomoção, como a Prova de Vida e Revalidação de senha  será feita?
Em caso de impossibilidade do beneficiário, o procedimento poderá ser realizado por procurador devidamente cadastrado no INSS ou representante legal. Neste caso, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social, munido de Procuração registrada em Cartório e apresentar o atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário, além dos documentos de identificação do procurador.

4) Se o aposentado ou pensionista não fizer a Prova de Vida e Revalidação de Senha, quais serão as implicações? Ele deixará de receber o benefício imediatamente?
Todos os mais de 30 milhões de beneficiários deverão efetuar anualmente a renovação de senha e prova de vida. Os beneficiários que recebem seus pagamentos por meio de crédito em conta corrente/poupança ou cartão magnético e que não realizarem a renovação de senha e prova de vida até fevereiro de 2014 terão seus créditos bloqueados pelo INSS.

5) Esse procedimento pode ser feito por biometria?
O uso de biometria é facultativo. Os bancos que possuírem essa tecnologia podem utilizá-la.

 Fonte: O Estadão

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.