x

Analise as taxas de cada banco antes de contratar empréstimo

Uma pesquisa realizada pela Fundação Procon de São Paulo, revelou que a taxa média de juros do cheque especial aumentou 0,03 ponto percentual em agosto, e a do empréstimo pessoal subiu 0,01 p.p.

12/08/2013 10:22

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Analise as taxas de cada banco antes de contratar empréstimo

Uma pesquisa realizada pela Fundação Procon de São Paulo, revelou que a taxa média de juros do cheque especial aumentou 0,03 ponto percentual em agosto, e a do empréstimo pessoal subiu 0,01 p.p.

O percentual da taxa média dos bancos para o cheque especial foi de 7,98% ao mês, sendo maior que o de julho, registrado em 7,95%. Já em relação ao empréstimo pessoal, a taxa média dos bancos pesquisados ficou em 5,24% ante 5,23% do mês anterior.

Mesmo com a variação na média mensal verificada nos produtos analisados, é importante saber que as taxas variam de banco para banco. Na Caixa Econômica, por exemplo, a taxa cobrada para a modalidade cheque especial é a menor, sendo 4,27% ao mês. Já a taxa do Santander, para a mesma modalidade, é a maior com 9,99% ao mês.

Na tabela a seguir, podemos conferir com mais detalhes. Para o cálculo, foi considerado que o cliente utilizou o limite de R$ 950 de sua conta-corrente pelo período de um mês:

 1


Para empréstimo pessoal, a melhor taxa encontrada também é na Caixa Econômica, com 3.51% ao mês. Já a maior taxa média para essa modalidade é encontrada no Bradesco, com 6,23% ao mês. O cálculo a seguir mostra quanto custa emprestar R$ 1,5 mil para pagamento ao longo de 12 meses, assim como a variação do custo do dinheiro de banco para banco. Os dados a seguir não levam em consideração outros encargos, como o IOF.


2

 

O consumidor deve ficar bastante atento e avaliar a real necessidade de um empréstimo pessoal. A mesma atenção serve para o uso do limite do cheque especial, que deve ser destinado para situações emergenciais e de curto prazo.

Mas, se for realmente uma grande necessidade a contratação do crédito, o consumidor deve fazer uma pesquisa entre as instituições financeiras bancárias antes de optar por uma.

Os dados coletados pelo Procon-SP, referem-se às taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, independente do canal de contratação, sendo que para o cheque especial, a Fundação considerou o período de 30 dias.

Fonte: Infomoney

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.